Começa Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar 2014 acontece esta semana, entre os dias 25 e 31 de maio. A iniciativa é capitaneada pela rede internacional Aliança pela Infância e acontecerá nos cerca de 20 países em que ela atua.
O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do brincar na infância, de forma a lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo de as crianças brincarem. No Brasil, a ação conta com  o apoio do Instituto C&A. A expectativa é que as atividades da Semana Mundial do Brincar reúnam 200 mil pessoas localmente.

A Aliança pela Infância defende o brincar como atividade essencial e com finalidade em si mesma para a criança (o brincar pelo brincar), assim como forma de expressão e de desenvolvimento do ser humano. A instituição também encara o direito de brincar como um direito político – ou seja, um direito adquirido e respaldado por via de participação social.

Considerado fonte de aprendizado, o brincar é associado ao resgate cultural de brincadeiras de rua e de vivências lúdicas e à transmissão de saberes e de educação para todos. É tido também como uma ponte para a aproximação de diferentes gerações, uma atividade criadora de vínculos sociais e de comunicação, bem como fonte de lazer e de prazer.
Neste ano, o tema da Semana Mundial do Brincar é Brincando Juntos, Todos Ganham. O mote busca fomentar também a inclusão social.

A programação da Semana Mundial do Brincar ainda está se configurando. Conforme antecipa a equipe organizadora do evento, além de brincadeiras abertas para a comunidade, o evento incluirá palestras e ciclos de debates sobre o tema do brincar.

A abertura oficial da Semana Mundial do Brincar acontecerá na cidade de São Paulo, no próprio dia 25 de maio, às 10h, no Clube Escola Raul Tabajara. O local fica na rua Anhanguera, 484, no bairro da Barra Funda. O encerramento da Semana Mundial do Brincar, por sua vez, será no dia 31, no Parque do Ibirapuera, a partir das 10 horas. A programação inclui feira de troca de brinquedos e show musical. Conheça a programação em todo o país.

O Parque do Ibirapuera também oferecerá atividades durante toda a semana como oficinas e rodas de conversa com educadores. As crianças da rede municipal de educação de São Paulo participarão em massa da programação. Os professores que desejarem inscrever seus alunos podem fazê-lo pelo telefone (11) 3578-5004.

As unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) espalhadas pelo Brasil também participarão do evento. A programação será divulgada em breve no site do Sesc

Outra ação de destaque é a série de atividades ao ar livre, palestras e oficinas organizadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas. A agenda estará concentrada nos dias 24 e 25 de maio, no Museu Brasileiro da Escultura, na cidade de São Paulo. Entre os temas da programação estão a profissionalização do educador brincante, a brincadeira e a contação de histórias em hospitais. Confira a grade completa e as formas de inscrição .

As instituições e prefeituras que desejarem participar da semana Mundial do Brincar com programação específica ainda podem fazê-lo. Para tanto, basta enviar e-mail para alianca@aliancapelainfancia.org.br ou ligar para (11) 3578-5004.

Em 2013, 116 municípios de 23 Estados brasileiros realizaram atividades simultâneas durante a Semana Mundial do Brincar. No total, 168 mil crianças participaram das atividades em todas as regiões. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site .

A Aliança pela Infância nasceu na Inglaterra em 1997 e proliferou-se como uma rede de organizações com braço em diversos países, constituindo-se um novo modelo de cooperação internacional. Seu objetivo é facilitar a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.

A Aliança pela Infância caracteriza-se por reunir pessoas e organizações em torno de ideais comuns, visando à melhoria da vivência da infância. No Brasil, a Aliança pela Infância existe desde 2001. A organização foi implementada sob a liderança de Ute Craemer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e professora da Pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, bem como da pedagoga e antropóloga Adriana Friedmann, especialista no tema do brincar.
Fonte: Instituto C&A

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo