Campanha “Cadê nossa boneca?” Impacta mais de 400 mil pessoas no facebook em menos de dois meses


A campanha “Cadê Nossa Boneca?”, promovida pela Avante – Educação e Mobilização Social, vem ganhando força. Lançada no dia 07 de abril deste ano, com o objetivo de gerar reflexão sobre padrões estéticos e representatividade na infância, a iniciativa já impactou mais de 400 mil pessoas no Facebook.

Com pouco mais de um mês (final de maio) a página da companha já contava com cerca de 12.500 fãs, 417 mil usuários impactados pelas publicações, 300 mil visualizações de vídeos, 3.800 compartilhamentos e 20 mil curtidas em publicações.

A campanha continua a todo vapor a fim de sensibilizar não só a sociedade, mas também a indústria e o varejo para a necessidade de diversificação nos perfis dos brinquedos disponibilizados para as crianças. Para levantar a questão e incentivar a interação com o público, novos conteúdos são disponibilizados periodicamente em canais como Facebook e Instagram.

Criada pelas amigas Ana Marcilio, Mylene Alves e Raquel Rocha, a ideia da campanha nasceu durante uma arrecadação de brinquedos para doação, na cidade de Salvador, ao perceberem que, apesar da grande quantidade e variedade de bonecas, não havia nenhuma negra.

“Diante daquela situação, nós começamos a questionar por que não doavam bonecas negras. E a resposta é simples: porque não há bonecas com essas características no mercado. E não há porque elas não são fabricadas”, relembra Ana Marcilio, idealizadora da campanha e coordenadora de projetos da Avante.

De acordo com pesquisa realizada em 2015 pelo IBGE, negros e pardos representam 53,6% da população brasileira. Entretanto, na percepção da ONG, menos de 10% das bonecas à venda no País são negras.

Avante

A Avante atua para a garantia dos diretos sociais básicos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários, entre outros públicos. Sua missão é contribuir para a formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e ao fortalecimento da sociedade civil.

Com foco nas crianças, em seus vinte anos de atuação, além de executar projetos de garantia de direitos desse público, em especial a participação infantil, vem liderando campanhas que vão desde o combate à violência doméstica, com o vídeo que aderiu a campanha internacional sobre o tema: Bata na Porta e produziu, junto com as crianças, o jingle Menino Bernarndo.

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