Avante tece união que fortalece conselhos

Dentre os municípios beneficiados pelo Projeto Tece e Acontece, desenvolvido pela Avante – Educação e Mobilização Social, Candeias é o primeiro a institucionalizar a articulação entre seus conselhos, através da criação da União dos Conselhos de Candeias (UCC). “A ideia de criar a UCC partiu das atividades propostas pelo Tece e Acontece, pois o projeto nos ajudou a perceber que o diálogo entre os conselhos é fundamental para melhorar o atendimento às crianças. Como a clientela dos conselhos é a mesma, é importante a convivência entre os conselheiros para termos conhecimento sobre o fazer dos outros e unirmos forças”, conta Maria das graças, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Candeias.
A criação da UCC foi formalizada no último dia 10, com um evento que reuniu cerca de sessenta pessoas. Dentre elas os presidentes do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Educação (CME), Conselho da Alimentação, Conselho do FUNDEB, Conselho de Segurança e representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), além de diversos conselheiros e representantes da sociedade civil.
“O clima foi de disposição, comprometimento e muita conclamação à mudança da situação dos conselhos do município, com vistas a uma atuação mais efetiva junto ao poder público e à comunidade e, por consequência, a conquista de uma cidade melhor para seus cidadãos, especialmente para suas crianças e adolescentes”, conclui Ana Luiza Buratto, consultora da Avante e coordenadora do Projeto Tece e Acontece, desenvolvido através da linha Formação para Mobilização e Controle Social da Avante, em parceria com o Santander. Segundo a presidente do CMDC de Candeias, o desafio agora é criar a Casa dos Conselhos, local onde irão funcionar e se reunir, pois hoje eles funcionam em locais provisórios e se mudam constantemente.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo