logo_Prancheta 45

Seminário marca nova etapa do Paralapracá e lança formação no eixo do Brincar

Com o intuito de fortalecer o compromisso comum, relativo à promoção de uma Educação Infantil de qualidade, o Paralapracá vai reunir as equipes dos municípios parceiros e colaboradores do Programa, durante uma semana, em Salvador. Com a presença de representantes do Instituto C&A, da Avante – Educação e Mobilização Social e dos secretários de Educação e equipes técnicas de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), o Seminário vai acontecer entre os dias 27 e 31 de março, no Monte Pascoal Praia Hotel.


O evento representa um marco para essa nova etapa do Programa, que caminha para consolidar a transferência da tecnologia para os municípios parceiros. A ideia é que as Redes ganhem total autonomia, incorporando, na medida de suas necessidades e propostas, os princípios e diretrizes nacionais que embasam o Paralapracá nas políticas da Educação Infantil, especialmente as relativas à gestão e formação de formadores deste segmento. Até que se complete essa transição, ao final de 2017, os municípios seguem apoiados, conforme repactuação assinada para este ano de finalização do Programa.


As formações começam, este ano, pelo eixo Assim se Brinca, um dos temas que serão discutidos durante o seminário. O encontro será aberto na segunda-feira (27), com o acolhimento dos participantes, a celebração do compromisso assumido na parceria, de melhorar a qualidade do atendimento às crianças de 0 a 5 anos, e relatos de experiência sobre como o Paralapracá impacta os profissionais envolvidos e a gestão municipal dos municípios parceiros.


A programação segue com uma série de diálogos sobre os propósitos do Programa em 2017, que incluem o fortalecimento da formação continuada de coordenadores pedagógicos que atuam como formadores nas instituições, a proposta de formação presencial e a distância, formação do brincar na Educação Infantil, e as condições necessárias para estruturar e/ou sustentar as ações e políticas da Educação Infantil municipal.


Paralapracá


O Paralapracá é uma frente de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado a partir do estabelecimento de alianças com secretarias municipais de educação, selecionadas para participar da iniciativa por meio de edital e implementado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social.


O Programa possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. Integraram-se ao primeiro ciclo do programa os municípios de: Jaboatão dos Guararapes (PE), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Teresina (PI) e Campina Grande (PB). Neste segundo ciclo, que corresponde ao período de 2013 a 2017, cinco municípios integram o projeto: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).


Em 2017, o foco do Programa é o fortalecimento da gestão das políticas públicas municipais de Educação Infantil, juntamente com a promoção da sustentabilidade do processo formativo inspirado no Paralapracá nas redes municipais parceiras.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo