Avante integra articulações de combate ao trabalho infantil

A equipe da Linha de Mobilização e Controle Social da Avante esteve envolvida em encontros estratégicos que desenham ações de incidência pelo combate ao trabalho infantil. No dia 27 de junho, no Auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), aconteceu a reunião do Comitê Gestor Estadual do Pacto pela Criança e Adolescente do Semiárido, do qual a organização passa a fazer parte e contribuir. Além da Avante, participaram do encontro o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Ministério Público Estadual, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Unicef, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), Instituto Aliança, CEDECA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS) e Conselho Estadual de Juventude.

O objetivo do comitê é desenvolver ações compartilhadas em defesa da criança e do adolescente do semiárido, com ênfase no combate ao trabalho infantil. O grupo formado por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e governo visa trazer contribuições para as políticas públicas com este foco.
Além de integrar o comitê, a Avante faz parte do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Adolescente (FETIPA), que integra governos e sociedade no enfrentamento ao problema. Além disso, a organização apoia a campanha É da nossa conta, desenvolvida pelo Pro-menino.org e Fundação Telefônica, que destaca a importância de construção de um país livre do trabalho infantil.

À convite da Fundação Telefônica, a Avante tem participado de encontros com entidades de atuação voltada para garantia de direitos da infância e adolescência no semiárido brasileiro. Numa perspectiva de aliança entre as entidades, a Fundação está coletando contribuições para delinear a atuação junto a 100 municípios escolhidos e comprometidos no enfrentamento ao trabalho infantil.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo