logo_Prancheta 45

Música – AVA Paralapracá desenvolve novo módulo formativo

“A música é uma linguagem potente, um canal para inúmeras aprendizagens, pois favorece a integração dos domínios da atividade humana. Ao interagir com a música, seja apreciando, cantando, tocando, criando, as crianças estão potencialmente envolvidas em experiências cognitivas, psicomotoras e socioafetivas”. É nesse contexto que o programa Paralapracá lançou o módulo Assim se faz música, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Paralapracá). O relato acima é de Zuraida Bastião, uma das conteudistas do módulo formativo.


De acordo com a especialista, o módulo foi cuidadosamente pensado e elaborado com o intuito de sensibilizar, e empenhar as coordenadoras pedagógicas e suas equipes de formação a refletirem, aprimorarem e enriquecerem suas práticas, promovendo interação durante todo o percurso formativo. “O material pode contribuir muito com a educação musical nas instituições das redes parceiras do Programa, na medida em que procuramos trazer propostas musicais que favoreçam a alegria de fazer música de forma sensível, expressiva, criativa, respeitando a livre expressão e autonomia das crianças, levando-as a vivenciar propostas musicais identificadas com a diversidade sociocultural e com o legado musical da humanidade e de suas comunidades”, disse Zuraida.


Lilian Galvão, coordenadora de produção de conteúdos do Programa, afirmou que a formação sensibiliza cursistas para a promoção de vivências musicais no contexto da Educação Infantil. “A presença da música nas nossas vidas é incontestável. Acompanha a história da humanidade e se expressa de diferentes formas em todas as culturas. O Paralapracá compreende que a experiência musical na infância colabora para o desenvolvimento das crianças, a formação da identidade, a conexão com a cultura, o despertar da criatividade e da sensibilidade”. Lilian Galvão também explicou que o módulo Assim se faz música oferece subsídios para a formação das profissionais da Educação Infantil de modo lúdico, sensível e coerente com os documentos oficiais. “O percurso formativo apresenta propostas instigantes e bem-elaboradas, diálogos musicais do popular ao erudito e práticas inspiradoras que irão ampliar os repertórios formativos e, certamente, promover novas aprendizagens”, conta.


Com o novo Módulo, o Programa contempla, este ano (2017), no AVA, o quinto dos seis eixos formativos do Programa, e estratégicos da Educação Infantil: Assim se brinca, Assim se explora o mundo, Assim se organiza o ambiente e Assim se faz arte e Assim se faz música.


O Programa                        


O Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação e apoio do Instituto C&A, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. Para isso, oferece formação continuada para formadores das Redes Municipais de Educação, valorizando os saberes de cada localidade e ampliando as referências teórico-práticas a partir das orientações nacionais para o segmento.


O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação. Em 2015, com a chancela do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, ganhou caráter nacional.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo