Aula de garçon no MAM

No sábado, 15 de  dezembro, as turmas II e III de garçom com Inglês de Fazenda Coutos, das educadoras Mary e Marta Sueli, realizaram uma aula passeio no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A iniciativa foi do Programa de Qualificação para o Trabalho, da Linha de Formação para o Trabalho, da Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).
Os objetivos desta aula foram levar os educandos para conhecer o MAM e  observar os profissionais (garçons) que trabalham  no Solar  Café  do museu. A visita teve inicio pela Mostra de Maquetes, resultado de uma oficina realizada por Lina Bordi na qual as maquetes reproduzem o museu e sua bela paisagem. O grupo conheceu e experimentou a exposição no Ar, de Laura Vini, em que uma banheira era ligada, jogada um vapor que provoca sensações em quem está em torno para desaparecer em seguida sob uma cortina de vapor.
À medida que se subia e descia as escadas, as frases escritas nas paredes iam sendo completadas sistematizando o raciocínio lógico sobre a mensagem da autora, que insinua que nada é estático e há constantes transformações de pensamentos e atitudes.
Na área externa no MAM o grupo conheceu o parque das esculturas  com obras de Bell Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Gabriela Albergaria, Ivens machado e contemplou a Baia de todos os Santos.
Na área técnica conhecemos o Solar Café do MAM com seu ambiente requintado acompanhado, ao mesmo tempo de simplicidade e charme e um ambiente aconchegante repleto de história. Neste momento os educandos observaram os fardamentos, atitudes e postura dos garçons, como as mesas eram arrumadas e como os mesmos desempenhavam suas funções.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo