Trocando em Miúdos inicia jornada aos pés da cordilheira do Himalia

A oitava edição do intercâmbio para educadores e militantes de direitos em geral, promovido pela Avante – Educação e Mobilização Social, tem como destino os Himalaias, na Índia.  A partida do grupo, que será formado por no máximo 18 pessoas, sairá do Brasil para Nova Deli, no dia 26 de abril. E de lá, após uma viagem de pouco mais de 5h de trem, chega à cidade de Kathgodam. Nessa primeira etapa da experiência pessoal e profissional que está sendo organizada em parceira com o EduRetreat – intercâmbio que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico, o grupo já terá a oportunidade de dialogar com duas mentes inspiradoras no campo da sustentabilidade e empoderamento local – Rashmi Bharti e Rajnish Jain, co fundadores da Avani.

Kathgodam está localizada no distrito de Nainital, no estado de Uttarakhand (Índia). A cidade será o ponto de partida para essa experiência de mente, coração e corpo, que promove o contato e a convivência com pessoas/organizações e locais inspiradores. A primeira delas, a 3 horas de viagem por uma região que fica aos pés da cordilheira do Himalaia. O grupo visitará Avani, uma comunidade construída com base nos princípios da sustentabilidade e empoderamento local, na qual uma rede global de colaboradores e voluntários dão vida a programas de desenvolvimento rural, centrados nas comunidades com este perfil. E para um contato íntimo com o trabalho da instituição, o grupo fará uma visita à vila de Kumaon, tendo a oportunidade de dialogar com Rashmi Bharti e Rajnish Jain, co fundadores da Avani, além de participar de atividades de yoga, meditação e massagem/reflexologia.

Mentes inspiradoras

Tendo a confiança nas pessoas como ferramenta, Rashmi e Rajnish trabalham com o pressuposto que, dada a oportunidade, qualquer um pode fazer qualquer coisa. Reconhecendo que os problemas nas montanhas são essencialmente interligados, eles começaram AVANI há 20 anos, na região de Kumaon, nos Himalayas Centrais.

Empreendedorismo rural, construção de capacidades, conservação de energia e dos recursos, sustentabilidade, educação e busca de soluções inovadoras para as próximas gerações são alguns dos temas que orientam esse time de marido e mulher, para continuar apaixonadamente neste campo. “Como viver com tantos desafios e ainda assim continuar com o mesmo entusiasmo é algo que esta comunidade nos ensinou,” disse Rashmi.

Eles foram em frente e fundaram a Earthcraft, uma empresa sustentável dentro de uma concepção cooperativa, que envolve cerca de cinquenta vilas e se baseia na produção têxtil e de produtos naturais. Eles também trabalham para se estabelecer como um centro de recursos, ao tempo em que reaprendem os valores e os desafios da vida em grupo e do apoio mútuo – “não porque temos vínculos sanguíneos, mas porque nos relacionamos como seres humanos. Isto é desafiador”.

AVANI

A Avani foi fundada em 1997 em uma região na qual pequenas fazendas são a única fonte de renda para muitas famílias, para quem a instituição é o único elo de oportunidades. O nome “Avani” vem da palavra hindu para planeta terra. A iniciativa está, constantemente, desenvolvendo novas abordagens de sustentabilidade e subsistência baseada na conservação dessas comunidades rurais.

O trabalho desenvolvido pela Avani cria oportunidades para mulheres e homens que vivem a vida rural tirar o seu sustente de uma cadeia de suprimentos autossuficiente e ambientalmente sustentável.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo