Sobre a Avante
Missão
Contribuir para a formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e ao fortalecimento da sociedade civil.
A Avante – Educação e Mobilização Social é uma organização da sociedade civil (OSC) – uma entidade privada sem fins lucrativos, cuja natureza jurídica é de associação. Atuamos na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da Educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e fazer sentido das suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.
HISTÓRICO
A instituição nasceu do sonho de um grupo de profissionais liderados por Ana Luiza Buratto e Maria Thereza Marcilio, de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, calcada no diálogo, na diversidade e na valorização do coletivo. Por meio da consolidação e conquista de parcerias, vem realizando ações de reconhecimento e valorização da escola pública, fortalecimento à empreendimentos solidários, articulação e formação de conselheiros de direito e escuta e participação política de crianças.
A Avante atua desde 1991, mas foi em 1996 que a instituição organizou-se como uma OSC, sob forma de associação, levada por sua vocação natural para a realização de projetos de caráter social, tais como: ações formativas para redes, escolas e empresas, com vistas à construção de uma cidadania ativa. Seu primeiro grande desafio foi a coordenação do Prêmio Fundação Odebrecht/UNICEF 95: O Adolescente por uma Escola Melhor – sua primeira atuação de abrangência nacional, tendo a escola como foco. O projeto rendeu à Fundação Odebrecht o Prêmio Eco e deu origem ao livro: “O Olhar do Adolescente focalizando a escola”.
Ao longo de mais de 25 anos a instituição firmou-se como uma organização reconhecida em suas áreas de atuação por colaborar com a divulgação e consolidação dos marcos legais da Educação brasileira, e com a defesa de direitos e construção de uma sociedade mais equânime.
“Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a “prática da liberdade”, o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo.”
FREIRE, P (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa.
Rio de Janeiro: Paz e Terra.