logo_Prancheta 45

Sistema de Monitoramento Nossa Rede Educação Infantil possibilita gestão estratégica do segmento

Em funcionamento há dois meses, o Sistema de Monitoramento Nossa Rede Educação Infantil consiste em uma importante estratégia da gestão municipal para a melhoria da qualidade do atendimento da Educação Infantil, possibilitando identificar potencialidades no atendimento e agilizar a identificação de demandas e a tomada de decisão. Para reiterar a relevância dessa estratégia, um encontro reuniu na última quinta-feira (14) representantes da Avante – Educação e Mobilização Social e da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED) com os gerentes regionais de educação e coordenadores pedagógicos, na sede da secretaria.

Com apoio de uma plataforma web, o Sistema faz parte do programa Nossa Rede Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. Elaborado a partir das especificidades da Rede Municipal de Salvador, trata-se de um sistema inovador que visa contribuir para promover uma avaliação da qualidade do atendimento prestado nas instituições de Educação Infantil.

Saiba como funciona

Agilidade administrativa

Segundo a secretária municipal de Educação, Joelice Braga, o Sistema de Monitoramento é um ponto alto do programa Nossa Rede Educação Infantil – um conjunto de estratégias que, juntas, dão suporte para que a Educação Infantil tenha melhor acompanhamento e mais qualidade. “O Sistema é peça fundamental para a concretização de uma grande política de Educação Infantil porque vai nos trazer muitos elementos, alguns já conhecidos, outros não, que vai nos levar a propor estratégias de solução dos problemas da forma mais célere possível.”

Com o sistema, todos os entes da Rede Municipal de Educação Infantil se tornam mais cientes dos fatores pelos quais são responsáveis e da necessidade de articulação que devem manter entre si, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de monitoramento e avaliação. “Vai ser mais fácil visualizar um problema, resolver esse problema ou dar um apoio em algo que a escola esteja necessitando. Mesmo as questões que são de responsabilidade exclusiva da escola, a gente vai ter acesso ao plano de ações e, enquanto Regional, poderemos ofertar algum tipo de apoio nas ações deles para que concretizem mais rapidamente, com mais sucesso”, explica a coordenadora pedagógica regional de Pirajá, Suzana Dória.

Em consonância com as políticas nacionais

Sintonizado com as políticas nacionais, o Sistema de Monitoramento do Nossa Rede Educação Infantil é uma das linhas de ação da política municipal para a Educação Infantil. Adaptado à realidade da Rede Municipal de Salvador, baseou-se nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (INDIQUE), instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação (MEC), Ação Educativa, Fundação Orsa, UNDIME e UNICEF, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo