Avante

  /  AZUL   /  Seminário reúne experiências inspiradoras baseadas em material do Nossa Rede Educação Infantil

Seminário reúne experiências inspiradoras baseadas em material do Nossa Rede Educação Infantil

Três dias de intensa troca de saberes marcaram o Seminário O currículo Nossa Rede Educação Infantil – experiências inspiradoras e reflexões sobre a prática, realizado no salão nobre da Igreja Batista do Caminho das Árvores, em Salvador. O evento apresentou práticas pedagógicas realizadas com base no material do Nossa Rede Educação Infantil, programa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) construído em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social.
Organizado para professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Educação de Salvador, o seminário foi um momento valioso de formação, como explica a consultora associada da Avante e coordenadora do programa na instituição, Rita Margarete. “As práticas inspiradoras aqui socializadas disparam reflexões, inspiram desdobramentos, apontam diversas possibilidades para planejamento de ações pedagógicas importantes para a aprendizagem e para o desenvolvimento das crianças. Os participantes estão validando muito este momento formativo.”
Além de promover reflexões, o seminário serviu como uma vitrine do trabalho que vem sendo feito nas instituições de Educação Infantil do município. “É muito importante esse seminário pela visibilidade que está dando a essas experiências educativas, essas práticas de qualidade. É muito bom a gente compartilhar e trocar entre as instituições, para que outras pessoas possam se inspirar”, disse a professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecy Andrade, Gláucia Pereira, que apresentou a Caverna da leitura, experiência que fomentou a curiosidade e o gosto pela leitura entre as crianças.
A experiência foi uma das 10 selecionadas entre as Gerências Regionais de Educação (GR) de Salvador, apresentadas sob os temas: Bandejas sensoriais com elementos da naturezaVamos brincar?; Brincadeiras de pés de lata; Quem somos, onde estamos?; Reorganização dos ambientes; Vamos plantar?;  Documentação pedagógica; Aplicação do Indique; Meu amigo Rafael. Além das apresentações, houve uma exposição de fotografias dos processos pedagógicos, no foyer do salão nobre da Igreja.
Pensando a prática
As apresentações foram mediadas por Maria Thereza Marcilio, consultora associada fundadora da Avante, Rita Margarete e Fabíola Bastos, também consultoras da Avante, e Ana Teresa Gavião, doutora em psicologia da educação pela USP, que fizeram importantes considerações para reflexão das práticas. “O processo é importante, fundamental, porque a gente está permanentemente aprendendo, permanentemente conhecendo coisas novas, amadurecendo outras, transformando ideias, conceitos e atitudes. Compreender que a gente nunca está pronto, as crianças nunca estão prontas, que estamos nos fazendo na vida, é um conceito chave para uma professora. Olhar para o processo é olhar para o que está acontecendo, e não para algo parado, que deve estar num determinado lugar. A vida não é assim, a vida é um processo”, destacou Maria Thereza.
Enquanto Maria Thereza destacou o processo, o tipo de material usado em algumas experiências chamou a atenção de Ana Teresa Gavião. “Já há algum tempo venho estudando a abordagem de Reggio Emilia [cidade italiana referência mundial em Educação Infantil], e agora eles estão trazendo uma ideia de ‘materiais inteligentes’. Que materiais nós oferecemos para as crianças no dia a dia e no cotidiano da prática? Os materiais de plástico, por exemplo, que cores e formas eles têm? E se a gente pensar nos elementos naturais? A riqueza que eles possibilitam e a amplitude que eles dão de conexões que as crianças fazem. É o que chamamos de materiais inteligentes, que podem provocar.”
Realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, o Seminário O currículo Nossa Rede Educação Infantil – experiências inspiradoras e reflexões sobre a prática contou também com a presença de Mônica Samia, consultora associada da Avante e coordenadora do programa na instituição.
Educação Infantil de qualidade
O Nossa Rede Educação Infantil atende a uma demanda da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), com o objetivo de qualificar o atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. E toma como referência de qualidade o relatório Educação de Qualidade para Todos: um assunto de direitos humanos, publicado pela UNESCO em 2008.
Entre as ações do programa estão a criação de material pedagógico para professores, crianças, instituições de educação infantil e familiares; elaboração de sistema de monitoramento para acompanhamento e avaliação da qualidade do atendimento à educação infantil; formação continuada para professores, gestores, técnicos das Gerências Regionais de Educação (GR)  e coordenadores pedagógicos; elaboração do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil – fundamentos norteadores que devem orientar os projetos político-pedagógicos desenvolvidos nas instituições de educação infantil da Rede.