A violência cometida por um homem adulto contra uma menina preta, diante de seus colegas e professores, em 11 de março, não somente escancara a problemática do racismo como acentua a nossa preocupação com a violência escolar.
Diante do ocorrido, a Avante – Educação e Mobilização Social, comprometida com a defesa dos direitos da primeira infância, com políticas educacionais plurais, antirracistas e com a cultura de paz na escola, repudia a agressão sofrida pela estudante de quatro anos, na Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça (MS), e endossa o posicionamento público da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, importantes espaços de representação do qual é integrante.
Leia as notas:
Rede Nacional Primeira Infância
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Ao romper com as regras de entrada da escola, o agressor personificou a truculência racista, machista e violenta, além de fragilizar a ideia da pessoa adulta como referencialidade de proteção e bom exemplo, sobretudo, para as crianças expostas ao episódio.
O comportamento agressivo e racista daquele pai, no interior de uma escola, viralizado nas redes sociais digitais, afeta a representação da escola como espaço das aprendizagens, sobretudo, para uma convivência respeitosa.
Diante disso, reforçamos nosso compromisso com o enfrentamento das diversas violências que acometem o cotidiano escolar, repudiamos a violação da integridade física e psicológica da estudante agredida e nos solidarizamos com sua família e unidade de ensino.