Avante

BRASIL E MUNDO

Relatório 2022 - 2023

Nos anos de 2022 e 2023 vivenciamos uma intensa articulação entre as ações de incidência política da Avante no território, nas redes de Educação, com organizações influenciadoras de políticas públicas e na disseminação das causas pela comunicação. Nossa atuação focou na defesa de uma educação de qualidade para todos, a proteção, a centralidade da primeira infância e a participação social.

Nesse período, a instituição mobilizou e esteve mobilizada para o enfrentamento às violências que 
atingem crianças e adolescentes pelas vias do racismo, do capacitismo, pela violação ou negligência dos direitos das crianças nas políticas públicas e seus reflexos na escola, na família e na comunidade.

milhão
0

Pessoas impactadas

em 27 anos 

de atuação de ações
diretas e indiretas
milhão
0
mil
0
Pessoas alcançadas
por nossas ações de

2022 a 2023

mil
0

Nossos Públicos

Crianças
e adolescentes
0
Famílias
0
Profissionais
de Educação
0
Escolas
0
Agentes Públicos
0
Redes de Educação
0

Redes Sociais

Pessoas alcançadas
em nossas Redes
Sociais
milhão
0

Nossos Seguidores

mil
0
Pessoas alcançadas
em nossas Redes
Sociais
milhão
0

Nossos Seguidores

mil
0

BRASIL E
MUNDO

ENFRENTAMENTO
AO RACISMO

TERRITÓRIO DE
DIREITOS E
CULTURA DE PAZ

EDUCAÇÃO DE
QUALIDADE PARA
TODAS E TODOS

PRIMEIRA
INFÂNCIA

Nossas Diretrizes

ODS 04 Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e
promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 05 Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e
meninas.

ODS 10 Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos
inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Acreditamos:

– no conhecimento como bem social;
na possibilidade de transformação da sociedade;

– nos processos formativos como ferramenta privilegiada de constituição de cidadania

– na potência da infância como um tempo de muita força e de muitas possibilidades.

– Respeito 

– Empatia  

– Escuta

– Participação 

 – Ação-reflexão-ação

– Constituição Cidadã (1988);

– Plano Nacional de Educação (PNE)

– Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996),

– Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI/2009),

Base Nacional Comum Curricular,

– Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990),

Lei Menino Bernardo,

 – Lei Brasileira de Inclusão,

– Estatuto da Pessoa com Deficiência

– Leis 10.639/03 e 11.645/08.

 

– Lei 13.257/2016,

– Marco Legal da Primeira Infância

Avante Brasil

Atuamos
em âmbito
nacional e
internacional
participando de fóruns,
redes, movimentos e
debates, além de promover
formação, mobilização e
articulação em diferentes
estados e municípios do
Brasil.

Avante Mundo

Mais uma vez, a participação da Avante foi para além das
fronteiras brasileiras para colaborar com um diálogo internacional
sobre direitos da primeira infância. Em maio de 2023, a instituição
esteve presente no World Forum on Early Childhood Care and
Education (WoFo),
no Panamá, representada por três
consultoras associadas.

PUBLICAÇÕES

INSTÂNCIAS DE
PARTICIPAÇÃO

PARCEIROS

QUEM SOMOS

RELATÓRIO
FINANCEIRO

Maria Thereza Marcilio

A presidente da Avante e coordenadora dos Global Leaders das Américas, programa da World Forum Foundation, na abertura do evento compartilhando sua experiência de participação no Fórum mundial iniciada 2009, como Global Leaders (GL) pela Primeira Infância. Desde então, a Avante integrou todas as edições do evento, teve 3 consultoras associadas selecionadas, integrou Grupos de Trabalho e integra o Executive Board do WoFo.

Ana Luiza Buratto

A vice-presidente da Avante, apresenta a experiência da instituição na elaboração de Planos Municipais da Primeira Infância, em parceria com a Petrobras – PIC (Primeira Infância Cidadã).

Ana Marcilio

Consultora associada e diretora administrativa financeira, fala em plenária sobre os direitos das crianças, diversas formas de cuidar e criar espaços para que compartilhem suas vozes. Ana é a representante da instituição no Executive Board da World Forum Foundation. 

Intercâmbio Internacional
Trocando em Miúdos
10ª Edição
Após a pandemia (2023) a Avante voltou a realizar o Intercâmbio Internacional Trocando em Miúdos.

A 10ª edição do evento aconteceu em São Paulo e no Equador, em parceria com a Rede Pikler Brasil e promoveu visitas e diálogos a instituições de referência, com profissionais que atuam com a Abordagem Pikler, ou desenvolvem trabalhos com a Primeira Infância.

14 profissionais dialogaram com profissionais que atuam na formação continuada de educadores
infantis
, observaram ambientes e materiais, experimentaram o cotidiano das comunidades locais e conheceram marcos históricos e turísticos dessa parte do mundo. O grupo pôde, ainda, participar da
doação de bonecas pretas realizada em cada instituição visitada.

Ateliê Arte Educação e Movimento, de Suzana Soares (SP)

CEI Professora Eunice Pinheiro Machado Padovan (SP)

Ateliê Carambola (SP)

CASA EMMI PIKLER (Equador)

Fundación Ami, diálogo com Maria e Etienne Moine, um dos diretores do documentário Grandir/2011, que apresenta La  Casa de los Niños (Equador)

Comunidade indígena

Enfrentamento
ao racismo

Completamos 7 anos na promoção, divulgação e disseminação do direito à representatividade das crianças pretas nos brinquedos

Nos anos de 2022 e 2023 a “Campanha Cadê Nossa Boneca?” comprou e arrecadou bonecas pretas para doação a instituições de Educação, ou que atuam com a infância, em Salvador, São Paulo e Equador.

Doações de bonecas pretas para:

Captamos 15 depoimentos de educadores, bonequeiras e domésticas, sobre a importância da representatividade nos brinquedos.

Os depoimentos foram divulgados em nossas redes sociais e nas redes sociais da Campanha, colaborando com o avanço das reflexões e mudanças de paradigmas sobre a existência do racismo estrutural desde a primeira infância

mil
0

Seguidores nas redes
do Cadê Nossa Boneca?

Educação Decolonial:
O futuro da escola é ancestral

Em parceria com o Centro de Referência em Educação Integral (CREI) preparamos uma série especial de matérias sobre Educação Decolonial e cultura de paz nas escolas.

O conteúdo apresenta um retrato de experiências de transformação da Educação a partir das ancestralidades africanas, afro-brasileiras e indígenas.

O especial foi elaborado com apoio do 5º edital de Jornalismo de Educação, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), e em parceria com a Fundação Itaú.

Com a palavra…

Coletamos e divulgamos depoimentos de especialistas sobre a temática antirracista e inclusiva, para colaborar com a necessária reflexão na nossa sociedade sobre essas realidades excludentes e, por vezes, fatais para a parte mais vulnerável da sociedade.

Escutamos lideranças comunitárias que dedicam suas vidas ao combate às violências oriundas do racismo estrutural e lançamos nas redes suas entrevistas na íntegra e peças audiovisuais, numa série intitulada Mulheres que resistem na cidade de Salvador 

Território de direitos e
cultura de paz

No território, realizamos a análise situacional dos direitos das crianças e dos adolescentes nas comunidades da Baixa do Tubo e Sucuiú, no bairro Alto do Coqueirinho, em Salvador (BA).

A equipe da Avante, Roda de Aprendizagem e o parceiro Kindernothilfe promoveram momentos de diálogo com os moradores adultos, crianças e adolescentes e mobilizaram profissionais de instituições públicas e privadas que atuam nessas comunidades para a construção do documento. 

O diagnóstico apontou para a violação de uma série de direitos que atingem, de forma mais incisiva e impactante, a vida de crianças e adolescentes da comunidade:
Direito à não discriminação – racial, de gênero e religiosa

Direito ao lazer, ao brincar, praticar esportes e divertir-se

Direito à sobrevivência e ao desenvolvimento

Direito à participação

Os dados foram a base para o diálogo com a comunidade e o desenho de uma proposta de intervenção de cinco anos no território.

Educação que protege

Parceria com Unicef na elaboração de material para colaborar com a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, que se propõe a assegurar o retorno, a permanência, a aprendizagem e o fortalecimento da trajetória escolar de crianças e adolescentes. 

As recomendações contidas nos cadernos temáticos partiram da análise de três temas, que ampliam o risco de levar crianças e adolescentes a estarem fora da escola:

Trabalho infantil

Violência doméstica

Violência nos territórios

Enfrentamento às violências

Buscamos articulações com redes e organizações que atuam no enfrentamento à violência doméstica e comunitária e as diversas formas de atentado à vida, em especial da população afrodescendente.

Articulamos o diálogo entre lideranças femininas, pretas e das comunidades e colaboramos para que suas vozes alcancem outros espaços ao clamarem por paz em seus territórios e pela vida dos seus.

Fizemos coro com as vozes que se indignaram com os atentados em escolas no país, provando mais uma vez o quanto a escola é e sempre será reflexo da nossa sociedade.

Educação de qualidade para todas e todos

Na Rede Municipal de Educação de Salvador (BA), a Avante iniciou o processo de revisão dos materiais do programa Nossa Rede Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, com a proposta de atualizá-los, tendo em vista a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aprovação de leis e normativas relacionadas à garantia da equidade e da representatividade étnico – racial e da diversidade funcional e de desenvolvimento.

Os materiais em si, se constituem em um modelo para promoção de acessibilidade e oportunidade para que crianças com deficiência façam uso dos mesmos materiais pedagógicos que seus colegas de desenvolvimento típico , e promovem maior representatividade da diversidade étnica e de desenvolvimento.

Para esse resultado, foram feitos estudos de tipografia, estrutura cromática, uso da Linguagem Simples e uso de simbologias que contemplem o conceito social da deficiência, reconhecendo sua existência no ambiente, não no indivíduo.

A diversidade cultural existente nos territórios e as características da própria Rede também foram contempladas

Formação Contínua de Educadores

As formações contínuas realizadas pela Avante abordam temáticas caras para a concretização da missão institucional e são definidas sempre em diálogo com o parceiro local, após a realização de diagnóstico situacional. Nos anos de 2022 e 2023 foram realizadas formações nas redes municipais de Luziânia (GO) e Sinop (MT). 

Após diagnóstico nas 2 redes, alguns temas foram mais centrais nas formações:

Concepções de criança e suas múltiplas linguagens

Concepção de infância e currículo, e suas implicações na prática pedagógica

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Escuta e participação das crianças no planejamento 

O brincar

A alfabetização

O papel da escola e do professor no processo de ensino da escrita

Em Luziânia (GO), em parceria com o Itaú Social, implementamos duas tecnologias: Formação e Gestão da Educação Infantil, que envolveu diretores das instituições desse segmento, com foco na melhoria da qualidade na oferta desse serviço; e Fortalecimento da Relação Escola – Família – Comunidade, que mobilizou e formou coordenadores pedagógicos,  professores e famílias para o fortalecimento da parceria. 

Em SINOP (MT), a Avante realaizou a elaboração de materiais pedagógicos para Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais (1° e 2° anos), de forma participativa, com envolvimentos dos profissionais, familiares e escuta das crianças. A formação voltou-se para o uso do material, perpassando pelas temáticas formativas prioritárias para a Avante, no intuito de promover uma Educação de qualidade para todos, contemplando questões transversais como: intersetorialidade, identidade, território e comunidade.

MATERIAIS SINOP

Fase 1

Fase 2

Primeiro Ano

Segundo Ano

A elaboração dos materiais da Rede Municipal de SINOP e as revisões dos materiais da Rede Municipal de Salvador são orientadas pelas atualizações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E têm como inspiração, referências mundiais de atendimento à primeira infância, como os modelos de Educação de Reggio Emilia (Itália), Rosa Sensat (Barcelona), Instituto Pikler Lóczy (Hungria) e os debates nacionais e mundiais sobre qualidade na Educação Infantil. 

São materiais voltados para crianças, famílias, gestores, professores, que fomentam a prática pedagógica inclusiva na escola e o cumprimento das Leis 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tornando obrigatória a presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no conteúdo programático das instituições públicas e privadas do país. E a Lei 11.645/08, que incluiu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígenas, e a Lei Brasileira da Inclusão (LBI).

Avaliação da Educação Infantil – INDIQUE Salvador

A primeira versão do INDIQUE Salvador foi elaborada pela Avante em 2016 e teve como referência os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC, adaptados para a realidade local. O documento é utilizado para avaliar a qualidade do atendimento na Educação Infantil na Rede Municipal. 

Em 2022 o INDIQUE Salvador passou por um processo de revisão que culminou em uma versão que contempla uma avaliação intersetorial, a partir de um diálogo entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; e um olhar para o território, ao reconhecer a diversidade da Rede de Salvador. 

Avante para todos

A Avante também se tornou uma instituição mais inclusiva. Nossos canais de comunicação tornaram-se mais acessíveis. A equipe de comunicação da instituição passou por consultoria com a CEWEB, organização da sociedade civil que realiza trabalho voluntário para promoção de acesso amigável e democrático às funções de comunicação e de troca de dados. 

O site da Avante foi muito bem avaliado e novas ferramentas de acessibilidade foram recomendadas, assim como sinalizadas práticas mais inclusivas para os diversos canais de comunicação da instituição.

As seleções para novos colaboradores e consultores também passou a seguir padrões mais inclusivos ao dar prioridade a mulheres, negros, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e/ ou mães solo.

Primeira Infância

Avançamos nas ações e diálogos sobre políticas públicas para a primeira infância em diferentes regiões do país.

Ao longo desses 2 (dois) anos, levamos experiências e reflexões sobre a concepção de infância e direitos da primeira infância a instâncias internacionais.

Defendemos, em todos esses lugares que, ao colocar a criança como centro das políticas públicas, a vida é transformada pela conquista de bases sólidas para o desenvolvimento social.

Em 15 municípios, de 5 Estados, nosso foco foi o fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância por meio de formação e mobilização para revisão e elaboração dos Planos Municipais Primeira Infância (PMPI), em parceria com a Petrobras.

Ao longo da realização do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) foram elaborados e divulgados materiais formativos, e de comunicação e advocacy que disseminam caminhos possíveis para transformar vidas ao se colocar a criança pequena no centro das prioridades das políticas públicas.

O PIC realizou o diagnóstico situacional em 15 municípios, divididos em 4 pólos

Nordeste, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo 

Temáticas das formações e módulos formativos PIC:

A criança e a cidade

O sistema de Garantia de Direitos e a política de proteção: função e desafios

Funcionamento do SGD: atuação intersetorial entre operadores e seus impactos nos fluxos operacionais

A importância do Plano Municipal pela Primeira infância

Incidência política e os pilares do advocacy pela infância

Comunicação e colaboração para o trabalho em rede

Práticas e táticas para a incidência política em rede

Razão e emoção para bem comunicar a primeira infância

Informar, sensibilizar e engajar: como a comunicação pode apoiar a agenda da primeira infância

CMDCA: a política de proteção e os desafios para a captação de recursos

As OSCs e a política de proteção às crianças no município

Produtos de comunicação e advocacy PIC:

Webinários abertos ao público
0
Podcasts
0
Revistas - Lugar de Criança
0

AO FINAL DE 2023 os municípios de Ubatuba, Mossoró e Presidente Kennedy já tinham seus Planos Municipais pela Primeira Infância aprovados pelo CMDCA

Em maio de 2023, o PIC foi apresentado no  World Forum on Early Childhood Care and Education (WoFo), no Panamá.

Após o evento,  a iniciativa, realizada em parceria com a Petrobrás, recebeu o selo de Child Impact Initiative (Iniciativa de Impacto para Infância) da World Forum Foundation (Fundação Fórum Mundial), passando a ser listado no registro oficial da Fundação e com permissão para uso do Selo da iniciativa durante toda a duração do Projeto. 

A escolha do Projeto foi feita pelo Grupo de Trabalho sobre os Direitos da Criança (Working Group on Children’s Right), que tem o papel de reconhecer experiências que contribuem para um mundo melhor para as crianças. 

Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

A Avante atuou intensamente na iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), iniciativa do Unicef. A ação teve a prefeitura de Salvador como parceira, para o reconhecimento de unidades municipais de Saúde e Educação que se destacaram no atendimento a crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

A UAPI reconheceu, em Salvador, 30 unidades municipais, sendo que na área de Educação foram 34 inscrições, das quais 20 foram certificadas. A Avante realiza formações na Rede Municipal desde 2011, elaborou o Referencial Curricular para a Educação Infantil e os materiais utilizados pela Rede. A certificação e o reconhecimento dos frutos de uma parceria que já ultrapassa uma década. 

90 anos em defesa do brincar

Em outubro de 2022, ao longo de uma (01) semana (11 a 15), manhã e tarde, a Casa das 5 Pedrinhas, Espaço Imaginário, Carretel Cultural, Avante – Educação e Mobilização Social, Corrupio Música para Crianças e Museu de Arte Moderna (MAM – Bahia) transformaram os espaços do Museu, em Salvador, em uma celebração ao direito ao brincar.

O evento marcou a celebração dos 90 anos de Lydia Hortélio, educadora e etnomusicóloga, que dedicou sua vida à pesquisa sobre brinquedos e brincadeiras, e à defesa esse direito. 

Bate-papos, reflexões, compartilhamento de experiências, cantoria, movimento e, claro, muitas crianças e esperança tomaram conta do Museu. 

Agosto da primeira infância

Em 2023, o Brasil oficializou o mês de  agosto como o Mês da Primeira Infância por meio da Lei 14.617/23, sancionada e publicada no Diário Oficial da União em julho. Ao longo do mês, o Senado e a Câmara dos Deputados, assim como as demais casas legislativas de estados e municípios brasileiros, se comprometeram a priorizar a votação de projetos em prol das crianças de 0 a 6 anos. Nós aderimos e dedicamos o mês a essa temática.

Enquanto integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), a Avante intensificou a visibilidade dada a agendas prioritárias para esse segmento. Relembramos direitos conquistados, pautas históricas ainda em reivindicação e os status das políticas públicas voltadas para a primeira infância.

Para marcar nossas ações e engajamento, fizemos uma intervenção temporária em nossa marca institucional.

Publicações Avante

Participação em publicações

Pela Inclusão: os argumentos favoráveis à educação inclusiva e pela inconstitucionalidade do Decreto nº 10.502/2020 – lançada pela Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, da qual a Avante – Educação e Mobilização Social faz parte, ao lado de outras 53 instituições

A publicação reúne os argumentos jurídicos e pedagógicos apresentados no Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2021, em audiência pública, no julgamento da ADI 6.590/DF, em defesa da inconstitucionalidade do Decreto 10.502/2020.

A Avante colaborou com a escrita do artigo: Não à exclusão: por uma política pública de formação, que integra o capítulo 3, de autoria de Andrea Fernandes e Maria Thereza Marcilio, diretora de comunicação e presidente da Avante, respectivamente.

Cidade Gênero e Infância – Ana Marcilio e Maria Thereza Marcilio, consultoras associadas da Avante – Educação e Mobilização Social, colaboraram com a publicação organizada pelos arquitetos e urbanistas Rodrigo Mindlin Loeb e Ana Gabriela Godinho Lima.

O livro é voltado para a formação de arquitetas, arquitetos, urbanistas e profissionais de diferentes áreas e incentiva um olhar sobre infância, gênero e cidade na promoção do desenvolvimento humano.

No artigo – Direito ao brincar, as autoras falam sobre o trabalho da Avante em comunidades de Salvador (BA), como o Calabar e a Ocupação Quilombo do Paraíso, no Subúrbio Ferroviário, abordando as vulnerabilidades do território, como consequência de um desenvolvimento desigual, que afeta as infâncias de forma negativa, impactando na vida adulta.


Avante na Mídia

Instâncias de participação

A Avante tem um compromisso permanente com o fortalecimento de alianças e parcerias voltadas à democratização do debate político. Consideramos a política pública o caminho mais eficaz e sustentável para as mudanças necessárias, tais como:

Maior justiça social

Efetivação dos direitos fundamentais, garantidos na Constituição Federal

Efetivação de marcos legais, nas diversas instâncias federativas

Para colaborar com a sociedade no alcance desses objetivos ocupamos espaços, legitimamente conquistados, de elaboração e monitoramento das políticas públicas e fazemos advocacy pela comunicação.

Parceiros Financiadores

Parceiros Estratégicos

Quem somos

Diretoria executiva:

Maria Thereza Marcílio
Presidente

Ana Luiza Buratto
Vice presidente

Ana Marcilio
Diretora administrativo
/financeira

Andréa Fernandes
Diretora de comunicação

Consultores associados:

Judite Dultra
Ivanna Castro
Ana Oliva Marcílio
Andréa Fernandes
Ana Luiza Buratto
Maria Thereza Marcilio
Deborah Selistre
Fátima Beraldo
Fabiola Bastos
Maíra D’Oliveria
Rita Margarete
Mônica Samia
José Humberto
Karina Rizek

Colaboradores

Roberta Andrade
Silvia Barreto
Deisiane Matos
Pedro Beno Cordeiro
Carla Aragão
Franciele Souza
Luiz Paulo
Marcos Coelho
Marta Cristina
Jane Ferreira
Maria de Lourdes Paranhos
Simone Custódio
Elis Marina Mocitaiba Silva

Conselho Fiscal

José Antônio Vasques
Mariela Haidée Aranda
William Moura Santos

Conselho Consultivo

Patrícia Monteiro Lacerda
Levindo Diniz
Mille Fernandes
Pilar Lacerda

RELATÓRIO FINANCEIRO

plugins premium WordPress

As crianças, os adolescentes, as mulheres, famílias, profissionais da Educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), são o foco principal das ações formativas da instituição, sempre visando um atendimento de qualidade nos diferentes ambientes, no intuito de colaborar com a pluralidade, a diversidade e equidade, defendendo direitos e unindo esforços para que sejam garantidos.

Na contramão da crescente segmentação na nossa sociedade em todos os campos, em especial da Educação e dos direitos, propomos um olhar mais integrado em nossas próprias ações e fomentamos a intersetorialidade em nossas formações, na busca de um caminhar mais junto, potente e integral.

Proteção, Educação de qualidade, inclusão, participação social e primeira infância coexistem de forma tão íntima que o alcance de efetivação de um desses direitos não é possível sem a garantia do outro. É por esse mundo que erguemos nossas vozes e nos colocamos a serviço. Acreditamos que, ao colocar a criança como centro das políticas públicas, de forma inclusiva e equânime, a vida é transformada pela conquista de bases sólidas para o desenvolvimento social e o bem comum. Nossas práticas têm como diretrizes concepções ancoradas em valores e princípios institucionais; nos principais Marcos Legais do País e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).