Primeira Infância Cidadã tece redes no Amazonas

Avante segue suas andanças pela primeira infância e, mais uma vez, a experiência se dá ao norte do país – na Amazônia, por meio de apoio e participação no curso: Criação, gestão e funcionamento de Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Proposto e articulado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com o apoio financeiro da Avante – Educação e Mobilização Social, mediante projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, o evento teve por objetivo apoiar gestores municipais na criação de Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, bem como do Fundo da Infância e Adolescência local.

Estiveram presentes à atividade, que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, representantes de 08 municípios (Manaus, Tefé, Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão, Eirunepé, Maués, Novo Aripuanã). O Curso teve 15 horas de duração, divididas em 02 módulos e foi realizado por um especialista na área, indicado pela FAS. Ana Luiza Buratto, consultora da Avante e assessora técnica do PIC, foi convidada a acompanhar a atividade por sua experiência já consolidada em formação de conselhos focada na primeira infância por meio de sua atuação na coordenação do projeto Tece e Acontece, entre outras ações,. “Foi muito interessante acompanhar o desenvolvimento do curso, e poder perceber e captar o nível de informação e de conhecimentos dos agentes público e conselheiros dos diversos municípios  presentes,comenta Ana Luiza.

O momento foi também propício para articulações. A Avante reuniu-se  na ocasião com Mauro Cristo, Técnico em Desenvolvimento Local no Amazonas pelo PIC. No encontro foi possível conversar sobre o projeto, suas metas e desafios e fazer alinhamentos sobre os possíveis municípios a serem mobilizados, visando a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), além de organizar prazos orientadores para desenvolvimento do trabalho do projeto Primeira Infância Cidadã, neste estado.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo