Maceió constrói currículo de Educação Infantil

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“Alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (DCNEI), o projeto Paralapracá propõem uma reflexão sobre currículo e concepção da Educação Infantil (EI) por meio do incentivo à exploração das diversas linguagens como, brincadeiras, artes visuais, literatura e música. Além de buscar oferecer propostas pedagógicas que façam sentido para as crianças, de maneira que elas possam questionar o mundo à sua volta e entender as relações sociais em que vivem”, explica Fabíola Bastos, coordenadora de monitoramento do projeto Paralapracá. No fluxo desta proposta, o município de Maceió (AL) lançou-se em um momento de grande importância para a Educação Infantil local – a construção de uma proposta curricular para o segmento.

“É um momento de construção e o projeto Paralapracá tem um importante papel, pois tem nos impulsionado a buscar essas melhorias na EI”, diz Angelina Araújo, diretora do departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), parceira do Paralapracá em Maceió. Como reflexo desse momento, a equipe do projeto, educadores, coordenadores, diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram, no dia 7 de agosto, do Ciclo de palestra intitulado Educação Infantil em Debate. “O Paralapracá mobilizou a Rede Municipal sobre a importância de tratar do currículo no que diz respeito à melhoria da qualidade das práticas educativas nos ambientes de Educação Infantil”, explica Geisa Andrade, assessora pedagógica do projeto no município, que coordenou a mesa redonda – Políticas Públicas na Educação Infantil durante o evento.

O evento foi promovido pelo departamento de Educação Infantil da SEMED e teve como objetivo esclarecer os profissionais da área e a comunidade escolar sobre os eixos norteadores da EI. O ciclo de palestras foi dividido em dois momentos proferidos pela coordenadora Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, e pela consultora das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, Zilma de Oliveira. A primeira abordou o tema Políticas Públicas na Educação Infantil: condições e proposições; e a segunda falou sobre Currículo, Avaliação e Prática Pedagógica na Educação Infantil. “As técnicas nos esclareceram várias dúvidas, a exemplo de como se constrói a sistemática de avaliação, a questão de frequência e a regulamentação do tempo. Como tudo isso é muito novo, houve a necessidade de alguém do MEC para dar este apoio”, comenta Angelina.

“Este evento foi um acontecimento importante por reunir grandes mestres do segmento”, explica Geisa Andrade, que lembra ainda que o município convidou a especialista em educação Lenira Hadadd, professora da Universidade Federal de Alagoas, que possui uma vasta experiência no segmento, para assessorar na construção do currículo.

Lenira possui mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e é doutorado em educação por esta mesma instituição, membro do conselho consultivo da Revista Pátio Educação Infantil e líder do grupo de pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. Ela atua, principalmente, nos seguintes temas: creche, currículo, abordagem educativa High/Scope, trabalho do professor e políticas integradas de cuidado e Educação Infantil.

O Paralapracá é um projeto do Instituto C&A, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, nos municípios: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE). A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto se desenvolve em aliança com secretarias.

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