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Formação em organização do ambiente provoca reflexão sobre práticas pedagógicas

Provocar coordenadoras pedagógicas e profissionais que atuam como formadores nas instituições de Educação Infantil a pensar e planejar as práticas pedagógicas, levando em consideração princípios caros ao Paralapracá, como a autonomia e a valorização das crianças. Com esse objetivo, foi realizado o módulo formativo Assim se Organiza o Ambiente, entre os meses de agosto e novembro deste ano, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa.

O resultado já pode ser percebido nas instituições, como na Escola Municipal de Educação Infantil da Nova Vitória, em Camaçari (BA). “As leituras no ambiente virtual ajudaram muito na elaboração das formações e na mudança do olhar que tínhamos da infância. Este módulo foi muito significativo para mim, pois me permitiu olhar as crianças como crianças e planejar as aulas e os ambientes, a partir do olhar delas, do interesse delas, tudo baixinho para que elas tenham acesso e brinquem, aproveitem e explorem sua infância”, conta a professora formadora Gisele Santos.

À medida que avançavam na formação, as participantes também compartilhavam no AVA as impressões a respeito da experiência, como fez a técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Maracanaú (CE), Francisca Nepomucena. “Participar do módulo Organização do Ambiente tem sido uma experiência positiva e desafiadora. Tem nos provocado para a reflexão e para o planejamento. É um retrovisor que nos permite visualizar as ações desenvolvidas em busca de qualificar espaços que possibilitem experiências, interações e campo fértil de brincadeiras e aprendizagens infantis.”

A organização do ambiente é um dos eixos formativos do Paralapracá, junto ao brincar, à exploração de mundo, literatura, música e às artes visuais. No AVA, o módulo foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro traz conceitos-chave sobre ambiente, sensibilizando o olhar para esta questão. Em seguida, o Diálogos com o Currículo aborda a relevância da organização do ambiente para a concretização do currículo. O terceiro é a Formação de Formadores, dedicado a apoiar os formadores para liderar as reflexões e mudanças necessárias na instituição em que atuam. O último tem um menu de sugestões de práticas que podem potencializar a qualidade das vivências das crianças, a partir da participação de toda a comunidade escolar.

Paralapracá

O Paralapracá é uma frente do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social, em dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de Educação Infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. No primeiro ciclo (2010-2012), integraram-se ao programa os municípios de: Jaboatão dos Guararapes (PE), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Teresina (PI) e Campina Grande (PB). Neste segundo ciclo, que corresponde ao período de 2013 a 2017, o Paralapracá atua nos municípios de: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).

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