logo_Prancheta 45

Em movimento de mudança, Avante é validada por grupo de ilustres conselheiros

Reunir em uma mesma sala nomes como Roberto Santos, Edivaldo Boaventura, Ordep Serra, Renato Novis, Arthur Sampaio e Jose Vasques para compartilhar encaminhamentos e ouvir sugestões dessas personalidades que fazem parte ativa da construção da cidade de Salvador, é um privilégio que a Avante – Educação e Mobilização Social cultiva ano a ano ao reunir seus conselhos consultivo e fiscal. Em 2015, o momento foi marcado pelo compartilhamento de ações, mas também das mudanças internas na instituição, validada pelos ilustres que, mais uma vez, ajudam a tornar ainda mais límpidos os horizontes da missão institucional.

O encontro se deu na Associação Bahiana de Medicina (ABM) durante um café da manhã, na última terça feira, 9 de setembro. A instituição, que vem passando por um releitura estrutural da sua gestão e da organização do setor administrativo financeiro obteve retornos que podem ser resumidos na fala do presidente, Arthur Sampaio, “A alternância é muito importante. Eu sempre digo que a mudança é a única coisa permanente e que uma instituição que não faz isso, morre. E a Avante tem mostrado sua competência todos esses anos, em especial na forma como consegue construir relações de parceria”.

Novo momento

Com quase 20 anos de atuação em prol de uma formação cidadã, calcada na busca por justiça e cidadania; respeito e valorização do humano e pela garantia de direitos, tendo a educação como ferramenta (trans) formativa para os processos de amadurecimento e fortalecimento político e profissional do sujeito, a Avante dá prosseguimento a um processo de renovação, por meio da formação de novas lideranças.

“É difícil uma organização como a nossa se manter por tanto tempo. Acho que o grande segredo é fidelizar parceiros. E nós vivemos do que fazemos, portanto precisamos fazer bem feito e com responsabilidade, procurando sempre escutar e ser flexível para nos ajustarmos às mudanças necessárias”, disse Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante que, juntamente com os demais integrantes do Grupo Gestor, estiveram reunidos com o presidente da instituição e integrantes do Conselho Consultivo e Fiscal. No encontro, o grupo compartilhou caminhos que vêm sendo percorridos no intuito de formar as novas gerações que entram na Avante, preparando-os para assumir as lideranças na instituição.

Enfatizando que o momento é, ainda, de mistura de gerações, Maria Thereza apresentou a nova configuração do Grupo Gestor, hoje formado por gestão institucional, coordenadores das três linhas de atuação e a coordenação de gestão de projetos. Além disso, discorreu sobre a reformulação do setor administrativo-financeiro que deixou de ter uma coordenação exclusiva para ter as funções administrativas e financeiras compartilhadas entre os coordenadores de linha, destacando os bons resultados da mudança, apesar do pouco tempo.

Convites

Além das validações, a Avante foi convidada pelos conselheiros a se aproximar de algumas ações na cidade e levar sua expertise no intuito de colaborar com estas. Renato Novis, conselheiro consultivo, convidou a Avante para pensar caminhos no intuito de voltar a se envolver com a iniciativa da Santa Casa de Misericórdia no Bairro da Paz (Salvador), que mantém uma instituição educacional de referência no local. Concretizando-se a ação seria uma retomada de uma ação com a Santa Casa, com a qual a Avante já se envolveu por meio do projeto Trilha das Artes (2005 – 2006), focado na formação de educadores de Educação Infantil com o objetivo de construir conhecimentos sobre o trabalho com artes visuais na Educação Infantil a partir de um processo de ampliação do repertório, experimentação, exploração e reflexão.

Outra proposta surgida do diálogo com os conselheiros da Avante foi e de participar em um seminário internacional com a proposta de pensar a cidade, no qual a instituição foi convidada a apresentar um quadro da visão das crianças de Salvador sobre a cidade. O convite veio do antropólogo, escritor e conselheiro consultivo da Avante, Ordep Serra.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo