Avante colabora com união de alunos, famílias e escolas em Cariacica (ES)

A Avante – Educação e Mobilização Social reconhece a importância da participação da família na educação das crianças e dos adolescentes, o que motivou a instituição a participar do Programa MobilizAção, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal Brasil em parceria com a prefeitura de Cariacica. Este programa une instituições de ensino, famílias dos alunos e suas comunidades no processo de educação e formação de cidadãos. “O resultado foi tão bom que houve aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em sete das dez escolas da rede municipal de Cariacica (ES) com as quais trabalhamos” conta a consultora associada Ana Luiza Buratto.

Representando a Avante, que fez parte da secretaria executiva do programa, Buratto ressalta que a experiência foi, acima de tudo, recompensadora. “Conseguimos fazer com que as famílias participassem efetivamente dos processos educativos, não só acompanhando a vida escolar dos filhos, mas também atuando no controle social da educação. E elas foram muito bem sucedidas, o que nos enche de satisfação”, comemora.

A partir do investimento na comunidade e empoderamento de seus atores como sujeitos de mudanças, capazes de uma maior participação na construção de uma escola que produz cidadania, o programa proporcionou maior motivação e melhoria no desempenho dos alunos. A experiência foi sistematizada na Revista MobilizAção, onde podem ser conhecidas as ações e resultados do programa.

Vale ressaltar que as escolas acolhidas pelo Programa MobilizAção, e que obtiveram os resultados descritos acima, eram instituições com os mais baixos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/2009) no município. Elas apresentavam também dificuldades de participação da família no aprendizado dos filhos e eram localizadas em áreas de alta vulnerabilidade social.

O programa da Fundação ArcelorMittal, braço social de um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço, alcançou cerca de 7.000 alunos, correspondendo, aproximadamente, a 20% do total do corpo discente do Ensino Fundamental da rede municipal de Cariacica. O programa, que contou com a parceria da secretaria municipal de Cariacica e do Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), foi iniciado no município em 2010.

Estrutura do programa

Seguindo as diretrizes e as metas gerais que regem a política educacional do município, a estrutura do programa contou com um Comitê Gestor, que incluía secretarias municipais, representações das dez escolas e outras organizações sociais como associação de pais. A Secretaria Executiva foi composta pelas representações da Secretaria Municipal de Educação (SEME), da Fundação ArcelorMittal Brasil, da ArcelorMittal Cariacica e das consultorias Avante, com sede em Salvador e representada por Ana Luiza Buratto, e Studi com sede em Vitória, representada por Eugênia Raizer. Vale ressaltar que a distância geográfica entre as duas consultorias não impediu o forte entrosamento e a atuação complementar que tiveram durante todo o processo, o que contribuiu fortemente para o sucesso do Programa.

Concluindo a estrutura do programa, havia ainda 10 Grupos de Trabalho (GTs), um para cada escola, representadas pela comunidade escolar, famílias e lideranças locais (diretores, pedagogos, coordenadores, professores, servidores administrativos, pais e representações de associações comunitárias).

O sucesso alcançado deveu-se grandemente à gestão democrática das metas e estratégias do Programa, quando foram realizadas reuniões mensais do Comitê Gestor e dos GTs para compartilhamento de conhecimento e definição de ações integradas. Entre elas, destacaram-se lançamentos públicos do programa, seminários de mobilização da rede, oficinas de capacitação dos representantes dos GTs; visitas técnicas às escolas; registros das atividades realizadas; monitoramento sistemático da iniciativa nas escolas por meio de mapeamentos, entre outras.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo