![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Materia-historicidade-e-territorialidade-site.png)
Historicidades, estéticas e culturas afrocêntricas na Educação Infantil de Salvador
Capital negra da América Latina, Salvador atualiza materiais pedagógicos com abordagem decolonial e potencializa experiências antirracistas nas escolas do município “A nossa escola recebeu o nome em homenagem ao Bloco Afro Malê Debalê. O nosso maior objetivo é firmar a
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/07/SITE-Tomie-Ohtake.jpg)
PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE conecta Educação, Sustentabilidade e Territorialidade
Marco temporal em disputa, povos originários ameaçados, racismo ambiental, acentuação das crises climáticas. Como comunidades, escolas e estudantes têm colaborado para a afirmação cultural e sustentabilidade de seus territórios? Onde estão as iniciativas que precisam ser visibilizadas para inspirar outras
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/06/SITE-Maluquinhos-Marrons-e-de-todas-as-cores.jpg)
Maluquinhos, Marrons, de todas as cores
“Puxa vida! Se um era marrom e o outro era – digamos – cor-de-rosa, por que é que todo mundo dizia que um era preto e o outro branco? Imagina: eles nunca haviam se preocupado com isto. Agora eles queriam
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/06/SITE-Conexao-entre-familias-e-escola-potencializa-Educacao-Inclusiva-em-Luziania.jpg)
Conexão entre famílias e escola potencializa Educação Inclusiva em Luziânia
Quando o assunto é inclusão, ninguém pode ficar de fora. Pensando nisso, o Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém, da Rede Municipal de Educação de Luziânia (SMEL- GO), promoveu e segue consolidando o projeto Conexão, com o propósito de
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Materia-historicidade-e-territorialidade-site.png)
Historicidades, estéticas e culturas afrocêntricas na Educação Infantil de Salvador
Capital negra da América Latina, Salvador atualiza materiais pedagógicos com abordagem decolonial e potencializa experiências antirracistas nas escolas do município “A nossa escola recebeu o nome em homenagem ao Bloco Afro Malê Debalê. O nosso maior objetivo é firmar a identidade de ser Itapuanzeiro nas crianças. Muitas delas não sabiam
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/07/SITE-Tomie-Ohtake.jpg)
PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE conecta Educação, Sustentabilidade e Territorialidade
Marco temporal em disputa, povos originários ameaçados, racismo ambiental, acentuação das crises climáticas. Como comunidades, escolas e estudantes têm colaborado para a afirmação cultural e sustentabilidade de seus territórios? Onde estão as iniciativas que precisam ser visibilizadas para inspirar outras instituições de ensino a impactarem suas localidades? Reconhecer essas ações
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/06/SITE-Maluquinhos-Marrons-e-de-todas-as-cores.jpg)
Maluquinhos, Marrons, de todas as cores
“Puxa vida! Se um era marrom e o outro era – digamos – cor-de-rosa, por que é que todo mundo dizia que um era preto e o outro branco? Imagina: eles nunca haviam se preocupado com isto. Agora eles queriam saber o que que era branco e o que que
![](https://avante.org.br/wp-content/uploads/2024/06/SITE-Conexao-entre-familias-e-escola-potencializa-Educacao-Inclusiva-em-Luziania.jpg)
Conexão entre famílias e escola potencializa Educação Inclusiva em Luziânia
Quando o assunto é inclusão, ninguém pode ficar de fora. Pensando nisso, o Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém, da Rede Municipal de Educação de Luziânia (SMEL- GO), promoveu e segue consolidando o projeto Conexão, com o propósito de fortalecer a relação entre a família e a escola, para