logo_Prancheta 45

#20anosAvante Um sonho em construção por jovens que sonham, em ação

A proposta da construção da Biblioteca Comunitária do Calabar (Salvador – BA) nasceu do sonho de jovens moradores dessa comunidade em transformar o seu entorno. Eles estavam em formação para o mundo do trabalho no Consórcio Social da Juventude, em 2005, quando foram provocados pela Avante – Educação e Mobilização Social, instituição âncora do projeto do governo federal. Da provocação, nasceu o projeto Jovens em Ação, que previa, entre outras ações, a construção da Biblioteca.


Com apoio do Instituto C&A (Programa Voluntariado e Projeto Prazer em Ler), e um esforço conjunto do Jovens em Ação e um grupo de jovens canadenses, o sonho tornou-se realidade. Pronta e fortalecida, a Biblioteca transformou vidas, junto com a Avante, criou a Rede EmRedando Leituras e se mantém fomentando cultura, facilitando acesso à informação, entretenimento e as infinitas possibilidades que a leitura oferece. A Biblioteca fica no prédio da Associação de Moradores do Calabar, instituição que apoiou a iniciativa desde o início e cedeu uma sala bastante degradada, antes utilizada para pintura em metal, o que demandou grande trabalho para recuperação do espaço.


No mesmo período, a Avante articulou um intercâmbio com uma instituição de Quebec (Canadá), do qual participou 11 jovens com histórias de vida fortes e, em alguns aspectos, semelhantes à realidade daqueles que vivem no Calabar. O intercâmbio possibilitou a reforma do espaço que seria destinado à biblioteca. “A instituição canadense custeou a compra das estantes e de materiais para reforma do espaço, além de, junto com os jovens do Calabar, trabalhar na recuperação do espaço”, conta Rita Margarete, consultora associada da Avante e uma das coordenadoras do Jovens em Ação.


“Foram 10 dias de intercâmbio. Durante o dia trabalhavam na recuperação e organização do espaço e às noites participavam de atividades culturais”, lembra Rita referindo-se às rodas de conversa com os jovens do Quebec e do Calabar sobre assuntos, em sua maioria, relacionados à cultura brasileira. Ana Marcilio, outra consultora associada da Avante, responsável pela articulação com os adolescentes do Quebec, fazia a mediação, juntamente com a coordenadora do grupo, com o intuito de driblar as dificuldades impostas pelos diferentes idiomas.


O acervo da biblioteca estava garantido na verba do projeto enviado pela Avante para o Instituto C&A (Programa Prazer em Ler). As atividades de fomenta à leitura eram ministradas pelos voluntários das lojas C&A MODAS, dos shoppings Barra e Iguatemi (hoje Shopping da Bahia), que também participaram do processo de construção da Biblioteca. Os voluntários eram apoiados pela formação ministrada pela Avante nas lojas (Fortalecimento da Ação Voluntária). O grupo, que na época escolhera o Calabar para as ações de voluntariado, também participou do processo de construção da Biblioteca.

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo