Seminário discutirá infância e mídia

A relação das crianças, pré-adolescentes e adolescentes com os espaços comunicativos será o tema de discussão do I Seminário Comunicação, Infância e Adolescência, realizado pelo IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, fundação ligada à Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 22 maio, no Teatro do IRDEB (Rua Pedro Gama, s/n Federação) com a participação de pesquisadores, especialistas e lideranças que trabalham a temática e as ações que incluem mídia e adolescência. A Avante participará do evento e será representada por Maria Thereza Marcílio, que integrará a mesa Comunicação e Educação.

O Seminário vai refletir a relação das crianças e adolescentes, mais especificamente com as mídias do rádio convencional e a radioweb. Partindo do princípio de que os meios de comunicação de massa são agentes importantes na construção da subjetiva de nossa sociedade, pretende-se discutir a produção do rádio para o grupo menor de 18 anos; a relação entre essas crianças e jovens com o meio sonoro na sociedade altamente audiovisual; e a possibilidade de empoderamento desse grupo social por meio da crítica e da produção radiofônica.

De acordo com o diretor do Irdeb, Pola Ribeiro, o seminário será o primeiro passo para a construção de uma rádio voltada para o público infanto-juvenil, com propagação para a cidade de Simões Filho-BA e região. “Por ser uma emissora pública, com sinal aberto e transmissão em FM (Frequência Modula), a iniciativa constitui-se em uma ação inédita e corajosa por incluir como público-alvo da emissora um grupo que é esquecido e até preterido pelas rádios de maneira geral” revela .

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo