RNPI lança série de entrevistas sobre Base Nacional Comum Curricular e Avaliação Nacional da Educação Infantil

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) lança hoje, dia dois de dezembro – Dia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – uma série de vídeo-entrevistas, com especialistas em educação infantil, sobre dois temas: Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, e Avaliação Nacional da Educação Infantil, a ANEI. O objetivo é esclarecer e mobilizar educadores, gestores e sociedade para a importância dos dois temas na qualidade da educação oferecida às crianças pequenas de todo o Brasil. Os vídeos estão disponíveis no site da RNPI.

São oito vídeos, com cerca de três minutos de duração cada, e abordam questões como a relação entre a BNCC e as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil, a especificidade de um currículo e uma proposta de avaliação da educação infantil, o processo de elaboração e consulta pública da BNCC, a efetivação da BNCC no dia-a-dia das escolas, o impacto das políticas públicas da educação infantil na vida das crianças, e a Avaliação Nacional da Educação Infantil.

Os especialistas entrevistados são: Rita Coelho, da Coordenação Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação (COEDI/MEC), Estevon Nagumo, do Inep/MEC, Maria Thereza Marcílio, da Avante – Educação e Mobilização Social/RNPI, Janine Schultz, do Instituto C&A/RNPI, Marina Castro, do CECIP/RNPI, Mônica Baptista, da Universidade Federal de Minas Gerais / RNPI, Zilma de Oliveira, da USP, Jaqueline Pasuch, do Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e Adenilde Stein, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Além da série de entrevistas, também está sendo lançado o registro em vídeo dos melhores momentos do Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil: Políticas para a Primeira Infância. Com oito minutos de duração, o vídeo faz uma síntese dos debates e apresentações que reuniram mais de 200 pessoas em setembro, no Rio de Janeiro.

Para apoiar na divulgação deste importante tema, a Rede Nacional Primeira Infância disponibilizou no Youtube a íntegra do seminário, dividido pelas mesas do evento: O lugar da Educação Infantil nas políticas para a primeira infância; Base Nacional Comum Curricular e Avaliação Nacional da Educação Infantil: desafios para a formação docente e Base Nacional Comum Curricular e Avaliação Nacional da Educação Infantil: o contexto das políticas. As apresentações dos palestrantes também podem ser acessadas no site da Rede Nacional Primeira Infância.

O lançamento dos vídeos é uma iniciativa da Secretaria Executiva, que atualmente é realizada pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, e uma realização do GT Educação, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Foi criado um comitê para a organização do Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil, que reúne as seguintes organizações: Avante, Instituto C&A, Rede Marista de Solidariedade, Move Social, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria Executiva da RNPI / CECIP.

ANEI e Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

ANEI

A Avaliação Nacional da Educação Infantil (ANEI) está prevista no Plano Nacional de Educação, e pretende levantar dados sobre as condições da educação oferecida para crianças de até seis anos em todo o País, avaliando itens como oferta de vagas espaço físico, equipamentos disponíveis, gestão, quadro do pessoal, entre outros. O objetivo é que os dados computados tracem um diagnóstico e orientem gestores com informações e indicadores de qualidade para o desenvolvimento das políticas públicas para a educação infantil. Apesar de já ter sido apresentada, a ANEI ainda precisa ser regulamentada por uma portaria do Ministério da Educação para que possa ser concretizada pelo INEP, que será o responsável pela coleta dos dados.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que vai trazer a descrição das características essenciais de cada etapa da educação básica, de forma a orientar a construção dos currículos das escolas de todo o País, desde a Educação Infantil até o ensino médio. O documento está previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes, e o texto preliminar foi apresentado pelo Ministério da Educação em setembro. Antes de passar a valer, a BNCC precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, e estará aberta a sugestões e propostas de alteração, através do Portal da Base 

RNPI

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) reúne mais de 160 organizações no Brasil todo que atuam na defesa e promoção dos direitos das crianças até seis anos, entre elas ONGs, associações, fundações, secretarias de governo e ministérios. Os integrantes da RNPI atuam em diferentes áreas pela defesa, garantia e promoção dos direitos das crianças pequenas: na prevenção e combate à violência contra crianças, prevenção de acidentes, educação infantil, assistência social às crianças e suas famílias, saúde infantil e das gestantes, promoção da paternidade, importância do brincar para as crianças pequenas, participação das crianças nas políticas públicas, entre outros temas no link.

Fonte: RNPI

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo