Paralapracá disponibiliza ambiente virtual para profissionais de todo o Brasil

Imagine poder contar com uma plataforma online que reúne uma série de conteúdos e ferramentas que podem apoiar seu trabalho na Educação Infantil por meio de diferentes percursos formativos? Agora, imagina ter acesso a um espaço que permite a aprendizagem colaborativa e a ampliação do seu repertório de práticas? Assim é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do programa Paralapracá, uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social.


Uma parte deste Ambiente Virtual está aberto para todas as pessoas interessadas em conteúdos sobre a Educação Infantil. Basta fazer um cadastro e se logar para participar e navegar pelo Assim se faz, um menu de práticas pedagógicas. Além de poder postar suas práticas exitosas e conhecer um pouco do Programa, a partir do módulo Conhecendo o Paralapracá. Os usuários também terão acesso à Campanha TIC’s TAC’s, uma importante fonte de inspiração para a produção de registros pedagógicos mais criativos, por meio da utilização de recursos digitais.


O Assim se faz, é um repositório de práticas culturais e pedagógicas que traz ideias que apoiam os/as profissionais da Educação Infantil nas suas interações com as crianças e a comunidade. Lá, encontram-se práticas validadas pela equipe Paralapracá, bem como outras compartilhadas por participantes da plataforma. “É uma área muito potente e funciona como um menu de possibilidades, um banquete pedagógico, onde se encontram sugestões de atividades em diversas linguagens, como: brincar, música, artes visuais, literatura, organização de ambientes, natureza e exploração do mundo. É uma fonte de inspiração e pode ajudar no planejamento de situações lúdicas, contextualizadas que façam sentido para as crianças. Há sugestões também de atividades que podem ser vivenciadas com a comunidade escolar, com as famílias e profissionais, no contexto da formação”, conta Lilian Galvão, coordenadora de produção de conteúdos para o Paralapracá.


Para participar é muito simples. Basta acessar o AVA Paralapraca, criar um breve cadastro e desfrutar de um ambiente com múltiplas aprendizagens. Esta degustação do AVA Paralapracá permite o acesso gratuito a estes conteúdos, além de permitir que os usuários conheçam mais o Programa como um todo.  Desta forma, busca-se aproximar pessoas interessadas na metodologia do Programa – chancelada pelo MEC/2015 e indicada ao Prêmio Criança da Fundação Abrinq. “O Espaço aberto é a porta de entrada para o universo de aprendizagens significativas que o programa Paralapracá tem proporcionado ao longo desses sete anos!”, considera Lilian.


O Programa


O Paralapracá visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral por meio da formação continuada – presencial e a distância – de profissionais da Educação Infantil das Redes Municipais de Educação, valorizando os saberes de cada localidade e ampliando as referências teórico-práticas, a partir das orientações nacionais para o segmento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil.


O Programa, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, foi lançado em 2010, como um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação, atingindo mais de 500 coordenadoras pedagógicas e 40 mil crianças. Em 2015, com a chancela do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, ganhou caráter nacional.
Saiba mais como participar acessando o site da Avante ou a seção Participe do site do Programa.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo