Mães de Primeira Viagem esclarecem dúvidas sobre parto e cuidados com o bebê

Adolescentes grávidas do bairro Jardim Santo Inácio foram acolhidas em suas principais dúvidas sobre os próximos grandes passos da maternidade – o parto e os primeiros cuidados com o bebê. A oportunidade surgiu durante um dos encontros do Grupo de Acolhimento que reúne adolescentes grávidas do bairro, pelo projeto Mães de Primeira Viagem, realizado na última quarta-feira, (19 de agosto). O grupo foi apoiado por uma enfermeira do Departamento de Promoção Social (DPS) da Polícia Militar (PM-BA) no compartilhamento de dúvidas, inseguranças e no acesso a informações.

Ivana Lopes foi a enfermeira que dialogou com o grupo sobre o maternar que envolve a gestão, culmina com o parto e prossegue repleto de desafios com os primeiros cuidados. A instituição na qual Ivana atua é integrante do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), no eixo segurança. “De início, a timidez tomou conta do grupo, mas elas foram se soltando aos poucos”, conta a enfermeira. Foi o caso da adolescente Camila Nascimento, 15 anos, de Campinas de Pirajá, que ficou entusiasmada com a presença de Ivana e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “Ela levou uma banheira para ensinar a dar banho e como limpar o bebê. Era algo que estava querendo aprender”, destaca.

Mais questões sobre os cuidados com o recém-nascido também pautavam as dúvidas de Maiane Santos, 14 anos. Ela, que nunca teve uma conversa mais próxima e informal com uma profissional da área de saúde, enfatiza que a importância da experiência. “Eu também tinha dúvidas com relação aos tipos de partos, mas ela explicou cada um, o parto normal e a cesárea.”

O projeto Mães de Primeira Viagem: proteção integral à gravidez na adolescência desenvolve ações de mobilização e articulação dos agentes integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, com vistas ao fortalecimento dos serviços da rede de proteção às mães adolescentes, seus parceiros e/ou genitores, além de promover grupos de acolhimento que promovem diálogo e apoio à maternidade / paternidade responsável.

O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, pelo Instituto Camargo Corrêa e Consórcio Mobilidade Bahia, do qual faz parte a Construtora Camargo Corrêa.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo