Diálogo com estudantes marca VI Seminário Internacional Comunidade de Aprendizagem

Durante dois dias, secretários de educação, organizações parceiras, formadores e representantes da América Latina que implementam o projeto Comunidade de Aprendizagem discutiram, em Cajamar (SP), como tornar os espaços educativos mais abertos, inclusivos e dialógicos, acolhendo e respeitando a voz de todos os atores que fazem parte da comunidade escolar e seu entorno.

Entre as vozes escutadas, estava a da estudante Giovana Fagundes, voluntária no Grupo Interativo de Mogi Mirim (SP), em uma das escolas que estão no processo de transformação do Comunidade de Aprendizagem, ratificando a importância da escuta das crianças e jovens para uma mudança da cultura escolar. “O que o Comunidade de Aprendizagem mudou na minha escola é que todo mundo agora pode ser ouvido. E quando há diálogo, os alunos se envolvem mais. Aprendo mais fácil quando há um laço entre professor e aluno”, disse Giovana.

O diálogo entre as escolas municipais de Cajamar, Mogi Mirim e São Paulo foi mediado pelo formador e consultor do projeto, José Ricardo Paim, e teve também a participação do estudante Pedro Henrique Zampieri, que indicou a corresponsabilização para a construção da escola que deseja, mais democrática. “Espero uma escola onde as pessoas não faltem com suas responsabilidades porque tem aluno que não gosta de estudar e tem professor que não gosta de ensinar”, destacando situações como a que um professor marca prova, eles estudam e depois o professor falta à aula.

Além da conversa entre as escolas, o VI Seminário Internacional Comunidade de Aprendizagem reuniu, nos dias 19 e 20 de agosto, uma programação especial, com destaque para o criador do movimento que deu origem ao conceito de comunidades de aprendizagem, Rámon Flecha, que realizou uma videoconferência sobre o papel do diálogo para a aprendizagem. Houve também apresentações, debates e a divulgação dos selecionados na ação de reconhecimento Eu quero meu acervo para as Tertúlias Dialógicas!.

Comunidade de Aprendizagem

O Comunidade de Aprendizagem é baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito voltadas para a transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor. Combinando ciência e esperança, o projeto visa à melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias.

Participante do seminário como organização parceira convidada, a Avante – Educação e Mobilização Social esteve representada pelas consultoras associadas e formadoras certificadas pelo Comunidade de Aprendizagem, Ana Luiza Buratto, Carol Duarte, Gláucia Borja e Rita Margarete, além da consultora associada fundadora, Maria Thereza Marcílio. A instituição executa o projeto nos municípios de Fortaleza no Ceará, e Camaçari , na Bahia, em parceria técnica com o Instituto Natura.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo