Avante

  /  Home Page   /  Avante participa de Seminário que aborda Direitos da Primeira Infância

Avante participa de Seminário que aborda Direitos da Primeira Infância

Avante participa de Seminário que aborda Direitos da Primeira InfânciaA  Avante – Educação e Mobilização Social foi convidada a participar do Seminário Direitos Sociais e Cidadania na Infância e integrar a mesa redonda Efetivação de direitos na infância: assistência e equidade. A instituição será representada por Ana Oliva, coordenadora do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC). O evento será realizado pelo Sesc Bahia por meio do Programa Mesa Brasil e acontecerá no Teatro Sesc Casa do Comércio, na próxima quinta (24 de julho). A proposta é abrir espaço de debate sobre os direitos sociais das crianças na perspectiva do acesso à promoção da cidadania, respeitando as suas diferenças e necessidades.
Ana Oliva explica que quando a Avante coordenou a Secretaria Executiva da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), no biênio 2010-2012, a criança pequena passou a ganhar cada vez mais espaço na agenda de garantias de direitos da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social. “Já avançamos na compreensão destes sujeitos de direitos, mas ainda há um caminho a ser trilhado para compreendermos estas crianças na sua totalidade. Espaços como este (Seminário) são importantes, pois podemos difundir a causa para um publico maior e falar dos direitos da Primeira Infância”.
Ana diz também que para a efetivação dos direitos das crianças de 0 a 6 anos é preciso entender e acompanhar a legislação voltada para este público e citou o exemplo da Lei Menino Bernardo (Lei 13.010/2014) que altera o Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) e estabelece que as crianças e os adolescentes têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. A lei é recente e recebeu este nome em homenagem ao garoto Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, que foi morto em abril deste ano, em Três Passos (RS), figurando como suspeitos do crime o pai e a madrasta da criança.  “Temos que conhecer a fundo as leis que atuam na proteção da Primeira Infância para que tenhamos mais propriedade e fazer com que a criança seja vista, assim como qualquer outro ser humano, como um sujeito de direitos”, diz.
O evento também contará com a presença da Dra. Ana Bernadete Melo de Andrade, da 9º Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público, que vai integrar a mesma mesa de Ana Oliva e abordará o tema Exploração sexual da Criança e Adolescente. Em seguida acontecerá a Conferência: Alienação Parental e suas repercussões no Desenvolvimento da Criança, com a Dra. Maria Luiza Valente, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O seminário contará também com a apresentação teatral Um dia de glória, da Companhia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.