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Lançamento do Nossa Rede Educação Infantil consolida metodologia inovadora para as instituições de Salvador

Ampliar a qualidade do atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil de Salvador é o que pretende o programa Nossa Rede Educação Infantil, lançado oficialmente na última sexta-feira (3 de junho), em Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, com a presença de moradores, gestores, professores, estudantes e autoridades públicas. Entre elas, o prefeito de Salvador, ACM Neto, a secretária municipal da Educação, Joelice Braga, e os vereadores Orlando Palhinha, Paulo Câmara e Tiago Correia, além de Guilherme Bellintani, ex-secretário de Educação de Salvador que se desincompatibilizou do cargo na semana passada.

Entre as contribuições do programa está a produção de materiais pedagógicos, destacados pelo prefeito ACM Neto como dos mais modernos do Brasil, que irão orientar gestores, professores, pais e estudantes. “É uma visão completa de como deve ser a educação porque todos são atores”, avalia, ratificado pela secretária municipal da Educação, Joelice Braga, que destacou o material como de grande valia para alavancar a qualidade da Educação Infantil, respeitando a perspectiva do olhar de cada ator desse processo.

Os materiais, já disponibilizados para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), vão balizar o trabalho pedagógico de toda a rede municipal. É o que diz Aline Ferreira, gestora da unidade Dr. Antonio Carlos Magalhães, localizada na Ilha Bom Jesus dos Passos. “A gente pode, a partir do referencial Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil, das orientações Orientações Pedagógicas para Professores da Pré-Escola – Vol I ; Vol II ;  e Vol III –  ; e Orientações para Gestão das Instituições da Educação Infantil, construir um trabalho que dê identidade às escolas de educação infantil, dê cara à Rede, que não tinha uma identidade pedagógica no que diz respeito a esse segmento. Esse material vem como suporte para que o professor possa, de forma mais articulada e consistente, planejar e realizar sua prática na Educação Infantil, que é articular o brincar, o educar e o cuidar, de uma forma lúdica e adequada pra cada faixa etária”.

Parceria com a Avante

O programa foi realizado por meio de parceria entre a Avante – Educação e Mobilização Social e a Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED). Para Maria Thereza Marcílio, consultora associada fundadora da instituição, o lançamento simboliza a concretização de um trabalho muito grande, colaborativo e participativo, muito dialogado com a Rede Municipal. “É preciso dizer que o material, da forma como foi feto, é o resultado de uma demanda dos professores. Então, de antemão, acho que terá uma aceitação porque é feito a partir de uma necessidade real. Isso é muito importante”. Maria Thereza esteve presente no lançamento ao lado de Fabíola Bastos, consultora associada da Avante e formadora do Nossa Rede Educação Infantil, que participou da equipe que coordenou a elaboração coletiva dos materiais.

O lançamento foi marcado também pela inauguração da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Tubarão, uma reivindicação da comunidade local.

Melhoria da educação infantil

O Nossa Rede Educação Infantil atende a uma demanda da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), com o objetivo de qualificar o atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. E toma como referência de qualidade o relatório Educação de Qualidade para Todos: um assunto de direitos humanos, publicado pela UNESCO em 2008.

Com foco específico na Educação Infantil, o programa prevê a criação de material pedagógico para professores, crianças, instituições de educação infantil e familiares; elaboração de sistema de monitoramento para acompanhamento e avaliação dos resultados; formação continuada para profissionais; revisão das Diretrizes Curriculares da SMED – fundamentos norteadores que devem orientar os projetos político-pedagógicos desenvolvidos nas instituições de educação infantil da Rede.

Materiais pedagógicos

Os materiais são compostos por: portfólios  (para crianças de quatro meses a cinco anos), para acompanhamento e registro do desenvolvimento da aprendizagem, possibilitando aos profissionais e às famílias visualizarem e compreenderem o processo de cada criança. Uma Agenda da Criança , instrumento de comunicação entre a família e o centro, organizada a partir dos direitos das crianças, ampliando o conhecimento sobre eles. As crianças ainda contam com materiais que propõem experiências pedagógicas, como o Álbum de Experiências .

Há também as Orientações Pedagógicas para profissionais que atuam na creche. Feito em material flexível e durável, os chamados “Pranchões” tratam de conteúdos orientadores e mobilizadores para colaborar com um atendimento de qualidade às crianças de 0 a 3. Em outro formato, as Orientações Pedagógicas foram desenvolvidas para os professores das crianças entre 4 e 5 anos, abordando tanto aspectos do desenvolvimento infantil como modos de organizar a rotina, sugerindo atividades e orientando a prática, tendo como norteador os referenciais.

Para os gestores das instituições, um material com orientações  que trazem conteúdos relacionados aos diferentes aspectos pedagógicos e administrativos que lhes competem com o objetivo de oferecer o serviço com a melhor qualidade possível. E para finalizar, o Kit para as Famílias. São orientações sobre desenvolvimento infantil, modos de atuar, sugestões de atividades, brincadeiras, informações sobre o que esperar do Centro Municipal de Educação Infantil e como se comunicar com ele.

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