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Formação de gestores da Educação Infantil fortalece relações na escola

O direito a uma Educação pública de qualidade para todos, garantido pela Constituição Federal/1988, está diretamente conectado às relações e vivências que acontecem na escola, dependendo de uma plena parceria entre gestores, professores, funcionários, colaboradores, famílias e comunidade na qual a escola está inserida. A formação para os profissionais da Educação Infantil, contínua e de qualidade, voltada para as necessidades do ser humano, para o olhar cuidadoso com cada criança e seu entorno, tem sido o foco de encontros voltados para diretores escolares. 

No contexto do projeto de fortalecimento da gestão e da política local de formação de profissionais da Educação Infantil de Luziânia (GO), a Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, promoveu a oficina “Escola como espaço de acolhimento à natureza expressiva e comunicativa das crianças”, um momento formativo com 25 diretores de 25 escolas de Educação Infantil da rede pública, no final de agosto. Teve como objetivo contribuir com a qualificação dos profissionais envolvidos com a Educação das crianças entre 0 e 6 anos no município.

Experimentando a liberdade e a autonomia por meio do olhar sensível e da arte, para despertar a sensibilidade e ampliar a disponibilidade dos profissionais para entender e aceitar as múltiplas linguagens de expressão das crianças, a oficina permitiu aos participantes sair da rotina e estimular a criatividade. Fizeram desenhos, pinturas, utilizaram materiais diferentes, se colocaram no lugar das crianças e brincaram, pensaram sobre as brincadeiras, estimularam a imaginação livremente e resgataram memórias. A oficina convidou os diretores a refletirem sobre a natureza das expressões e linguagens da infância, com o propósito de apoiar a garantia dos seis (06) Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Para Sandra Neves, diretora do CMEI Dona Luzia Pereira dos Santos (que atende a 380 crianças, da Creche ao Pré II), que participou da oficina, o momento foi acolhedor e importante para direcionar os pensamentos a outro lugar que não somente a administração e os afazeres da rotina da instituição. “Muitas vezes, ficamos focados nos papéis, nas demandas administrativas, nas respostas que temos que dar, e não conseguimos participar como gostaríamos. Temos que olhar para cada criança e entender o que ela precisa, temos que nos voltar para as crianças e para as questões pedagógicas, pois podemos e vamos construir juntos por uma Educação melhor”, expressa a diretora. Sandra mencionou que percebeu os outros participantes também aproveitando ao máximo aquele momento de se colocar no lugar das crianças, de refletir sobre a sua prática e com o que se interrelaciona.

A mesma percepção sobre a oficina é compartilhada por Alessandra Maria Lisboa de Oliveira, diretora do CMEI Professora Aglaia Lima Costa – Casa da Criança (que atende a 41 bebês de 1 e 2 anos de idade). “Foi um momento maravilhoso para todas nós, de desconexão do dia a dia, de resgate de brincadeiras e ideias para colocar em prática – algumas já colocadas na prática, inspiradas pela oficina e pelas formações, por meio do aproveitamento de materiais diferentes, simples, e do trabalho da autonomia dos bebês”, disse. Segundo a diretora, as crianças passam a maior parte do tempo de seus dias no CMEI e muitas vezes as cuidadoras auxiliam nas conexões entre as crianças, suas mães e familiares. “Olhar para cada criança em suas necessidades é muito importante, elas são iguais, mas cada uma precisa ser atendida de uma forma única”, explica a diretora.

Karina Rizek, consultora associada da Avante e coordenadora das ações de formação de profissionais da Educação Infantil em Luziânia, conta que o grande foco dessa tecnologia educacional é qualificar as prática pedagógicas com as crianças à luz das diretrizes propostas nos documentos norteadores nacionais para o segmento (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI/2009 e Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017). Dessa forma, esses momentos formativos oferecem o desenvolvimento de uma maior propriedade por parte da equipe técnica e dos supervisores escolares, para o aprimoramento dos profissionais da rede municipal de Educação, alinhando as práticas pedagógicas aos princípios e conceitos existentes.

“Aproximar os diretores das crianças é muito importante, porque se todo mundo da instituição não estiver alinhado, o professor sozinho não vai transformar sua prática, ele precisa de apoio, trabalhar triangularmente com a escola, a família e as crianças, um precisa apoiar e presenciar a prática do outro, com foco na criança”, explicou Karina.

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