Os painéis foram elaborados pelo coletivo Frente Nordeste Criança formado por representantes de todos os Estados do Nordeste, dos Fóruns de Educação Infantil que integram o Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB) do Brasil; por representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), das Ongs Avante e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, de universidades públicas (Federais de Alagoas – UFAL, Bahia – UFBA, Maranhão – UFMA, Paraíba – UFCG e UFPB, Pernambuco – UFPE, Piauí UFPI, Sergipe – UFS , Rio Grande do Norte – UFRN, UFERSA e UERN e de São Paulo-USP), instituições privadas, pesquisadores e estudantes de diversas áreas, que se uniram voluntariamente ao Projeto Mandacaru para atuarem no Círculo Temático de Violência e Direitos Humanos.
Desde início de abril a Frente iniciou seus debates sobre garantia de direitos, escuta das infâncias, destacando as tensões educacional e psicossocial a crianças e ao adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Nessa oportunidade produzimos uma Nota Técnica, e em seguida um Caderno de Direitos Fundamentais das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es.
Para os dois exercícios partimos de perguntas que surgiram durante nossos debates, como:
Rede de proteções estão desativadas nesta pandemia? As crianças e adolescentes deixaram de contar com os importantes atores (professoras/professores)? Houve redução dos registros de ocorrências relativos a violações de direitos das crianças e adolescentes?
Discutimos muitas vezes sobre os acolhimentos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es: como promover espaços de diálogo durante a pandemia e nos reencontros nas creches e escolas (Educação Infantil e Ensino Fundamental)? Como planejar ambientes considerando os espaços externos, os internos e suas funcionalidades? O que a pandemia nos ensina sobre o planejamento e o cuidado com ambientes saudáveis? Como dialogar com as diferentes áreas de atuação? O que cada um tem a contribuir com os ambientes educativos? O que são ações intersetoriais?
Essas e outras perguntas tentaremos aprofundar nos painéis que serão transmitidos em nosso canal no YouTube.