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Comunidade escolar avalia educação infantil em Salvador

A autoavaliação participativa da qualidade do atendimento da Educação Infantil, por meio do INDIQUE Salvador 2022, começou. O processo conta com a participação de mais de 220 instituições que atendem à Educação Infantil na Rede Municipal. A Avante – Educação e Mobilização Social fará o acompanhamento presencial de 30 delas. Cinco instituições já realizaram a autoavaliação nos primeiros dias de junho, entre as quais, o CMEI Virgen de La Almudena que contou com a participação de parceiros ligados aos movimentos culturais comunitários, da Saúde e do Conselho Tutelar; e o CMEI Angelina Rocha de Assis, que contou com a presença do secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira. Em todos foram convidadas famílias, da comunidade, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e funcionários para participar do processo.

Em 2016, o INDIQUE Salvador foi elaborado como um produto do Programa Nossa Rede Educação Infantil, tomando como referência os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC, adaptando o documento para a realidade local e inovando na inclusão de fatores endógenos (de responsabilidade das instituições) e exógenos (de responsabilidade da secretaria), tornando mais claras as demandas e responsabilidades de cada um. O processo foi realizado pela Avante, de forma participativa, abrangendo os mesmos atores da Rede hoje envolvidos no processo de autoavaliação.

O documento utilizado esse ano passou por uma atualização que culminou em uma versão com pontos que contemplam o trabalho intersetorial, a partir de um diálogo entre as secretarias de educação, saúde e assistência social, objetivando a melhoria do atendimento; e de territorialidade – reconhecendo a diversidade da Rede de Salvador. Após a autoavaliação, os dados coletados serão inseridos no Sistema de Monitoramento do Nossa Rede Educação Infantil, uma plataforma web construída na primeira etapa da parceria entre a Avante e a secretaria de educação, também atualizado para esta nova fase do processo avaliativo.

Fabíola Bastos, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto, explica que a avaliação do atendimento na Educação Infantil deve ter em vista o contexto em que as crianças estão sendo atendidas – creche ou pré-escola -, oferecendo às instituições as informações e ferramentas necessárias para a criação de procedimentos e acompanhamento do trabalho pedagógico. “Todo o processo é feito com a clareza de que o objetivo não é a seleção, promoção ou classificação da aprendizagem das crianças, mas garantir uma observação crítica do ambiente, dos materiais, das atividades e interações delas no cotidiano”, disse ao esclarecer que o objetivo é acompanhar, avaliar e monitorar o desempenho das mais de 220 Unidades que atendem ao segmento na Rede. “Essa é a fase de coleta de informações, análises e avaliações, que será seguida pela elaboração do plano de ação”, explica.

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