Vozes na Pandemia: Vivências e aprendizagens no isolamento social, desafios e oportunidades

Por Léa Ribeiro da Silva – coordenação de articulação comunitária e interlocução escolar da secretaria de Educação do Paulista (PE)
Esses dias de isolamento social, apesar de inesperado e inédito, tem gerado muito aprendizado. Trabalhar remotamente tem sido um desafio e ao mesmo tempo uma enorme oportunidade, pois estou desbravando as tecnologias e as formas de me comunicar com os pares e com a comunidade escolar. Tenho considerado muito difícil, também, planejar minhas atividades remotamente, sem uma perspectiva de retorno à normalidade, onde só há dúvidas e nenhuma certeza.

Disciplinar-me para garantir tempo e espaço para a realização das minhas atividades laborais, numa casa com cinco pessoas e dois cachorros é um outro desafio, mas tenho recebido apoio e “instrução” dos meus filhos (adolescentes) para a realização do meu trabalho, considerando que a tecnologia tem sido a ferramenta facilitadora, porém muitas vezes o fator complicador.

Se pudesse resumir toda essa minha experiência de isolamento numa única palavra, sem dúvida seria “cuidado”. As incertezas e inseguranças que esse vírus trouxe para as nossas vidas aguçou em mim o cuidado. Tenho cuidado da minha família, da alimentação, até do incentivo para manter a rotina de estudo em casa. Há dias que compartilhamos muitos sorrisos, mas também há dias que acolhemos as lágrimas uns dos outros, provocada pela saudade, o medo e a ansiedade.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo