VIII Trocando em Miúdos promove experiência em floresta de carvalhos administrada de forma sustentável pela comunidade local

Na região de Kumaon, nos Himalaias indianos, onde está a AVANI – uma comunidade construída sobre os princípios da sustentabilidade e empoderamento local, o VIII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional leva, em seu terceiro dia, os participantes para um breve passeio ao Mesar Kund, que fica em uma antiga floresta de carvalhos à beira de um lago. Uma oportunidade de conhecer os diferentes tipos de floresta administradas pelas comunidades locais de forma compatível com o desenvolvimento sustentável, conhecidas como Forest Commons ou Van Panchayats. Um piquenique será realizado na floresta. Aqueles que quiserem andar um pouco mais, podem ir até Budgair dhar com um guia.

Após o almoço, haverá um encontro com a comunidade, momento para apreciar música, dança e participar de debates. Em seguida, o encontro com os alunos de 5 a 55 anos da Jungli School.  A interação com a comunidade local continua com um jantar nas casas das famílias

No quarto dia, os participantes farão um passeio guiado de observação de pássaros e interpretação de História Natural da região pelo desfiladeiro que leva ao Thamri kund, um belo lago sagrado entre montanhas. Há mais de 326 espécies de pássaros, 36 de mamíferos e mais de 2000 plantas computadas neste vale. Após o almoço, outra oportunidade de imersão na cultura local, com um encontro com a comunidade escolar local e seus professores, quando se poderá debater sobre iniciativas de Educação Ambiental e uso do espaço externo no vale. As atividades do dia se encerram com um jantar nas casas de famílias.

O intercâmbio é organizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com o EduRetreat (intercâmbio idealizado pela indiana Vashima Goyal que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico). O grupo parte do Brasil em 26 de abril e retorna em seis de maio. As inscrições para o VIIII Trocando em Miúdos Himalia estão abertas. Maiores detalhes podem ser solicitados pelo site da Avante ou pelo telefone (71) 3332-3344. As vagas são limitadas.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo