União é a maior conquista dos Cooperados da Feira de São Joaquim em 2013

União é a maior conquista dos Cooperados da Feira de São Joaquim em 2013Os 12 integrantes da COOPERFEIRA Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim, realizaram uma retrospectiva do seu primeiro ano de funcionamento e concluíram que a maior conquista do grupo foi a união.  A atividade foi proposta pela Avante – Educação e Mobilização Social com o objetivo de acionar a memória do grupo e usá-la como estímulo para retomar as atividades após o recesso de final de ano. A instituição vem assessorando a COOPERFEIRA desde a sua criação por meio do projeto É Dia de Feira Solidária, da Linha de Formação para o Trabalho, com o apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE).

Durante as atividades o grupo foi estimulado a refletir sobre os principais desafios que a cooperativa enfrentou durante 2013. “Eu lembro o dia em que nos reunimos no Hotel Monte Pascoal e nossa colega Rilda ficou muito emocionada ao ver todos nós juntos e compartilhando nossas histórias de vida. Ela terminou chorando muito, mas a gente soube acolhe-la”, lembra a cooperada Rita de Cassia dos Anjos.

Muitos depoimentos relembraram momentos fomentados pelo projeto como  estratégias para provocar a prática dos princípios da economia solidária. . “A assessoria que a Avante oferece a empreendimentos econômicos solidários sempre inclui  o exercício destes princípios, que fortalece os laços entre os integrantes do empreendimento”, esclarece Carolina Duarte, consultora da Avante e psicóloga do projeto É Dia de Feira Solidária.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo