logo_Prancheta 45

Trocando em Miúdos leva grupo para intercâmbio formativo na abordagem Pikler-Lóckzy

Esta semana embarca o grupo do VI Trocando em Miúdos Intercâmbio Internacional que, nesta edição, leva 27 profissionais interessados em abordagens inovadoras para crianças de 0 a 3 anos. Os participantes conhecerão o trabalho desenvolvido pelas associações Pikler Lóczy, em Paris, e Mestres Rosa Sensat, em Barcelona.

A experiência, que vai de 10 a 20 (outubro), prevê workshops, visitas a instituições de referência, city tour, encontro com formadores especializados e contato com ambientes pedagógicos diferenciados. Dentre os participantes do intercambio estarão presentes profissionais ligados a primeira infância de diversas partes do país: psicólogos, pedagogos e educadores; profissionais da área de saúde e profissionais que ocupam a rede de proteção à infância e instituições de acolhimento institucional.

E na última hora o grupo foi agraciado com uma surpresa – a confirmação da palestra com Éva Kálló, uma das gestoras e principais colaboradoras do Instituto Lóczy de Budapeste. Éva trabalha no Instituto desde 1970 e colabora com o ensino das cuidadoras e educadoras, na preparação do material metodológico e na formação para profissionais estrangeiros. Éva também é professora de língua e literatura húngaras e pedagoga.

As associações Pikler Lóckzy e Mestres Rosa Sensat são voltadas para o debate, reflexão, pesquisa e formação na área da educação infantil. Estas instituições contribuem para a mudança de paradigma na interação adulto-criança, considerando que desde os primeiros momentos de vida os meninos e meninas são seres humanos dotados de vontades, desejos e a sua autonomia deve ser estimulada e valorizada.

O Trocando em Miúdos é parte das ações formativas realizadas pela Avante, na Linha de Formação para Educadores e Tecnologias Sociais. As viagens de intercâmbio com a equipe pedagógica envolvida nos projetos são vistas pela instituição como uma potente estratégia de aprendizagem. Além da programação acadêmica, ligada à área pedagógica, são desenvolvidas atividades culturais.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo