Tomate seco entrará no mix de produtos da CooperFeira Novo Sabor

A entrada do tomate seco no mix de produtos da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim foi uma proposta do projeto É Dia de Feira Solidária acatada por unanimidade pelos cooperados após apresentação do produto e das suas práticas de vendas seguida de degustação dos tomates secos.

Após o curso de produção das bolinhas de Jenipapo, a cooperativa se capacitou para produção de sequilhos e salgadinhos e agora inicia curso de alimentos desidratados, ministrado por Graça Wanderley, nutricionista do projeto. O curso abrange a desidratação de frutas e hortaliças e envolve, além de aulas com Graça, intercâmbios com os empreendimentos de economia solidária que já produzem esse tipo de alimento. O primeiro será o Sítio do Futuro, empreendimento de Miguel Calmon, que vai ensinar os cooperados da Novo Sabor a fazer tomate seco.

O Sítio do Futuro existe há mais de 5 anos e além de fazer o reflorestamento da Mata Ciliar de Miguel Calmon com plantas nativas beneficia alimentos e produz tomate seco, patê de berinjela, queijo coalho com ervas, molho pesto e doces da região. A produção é comercializada junto a pessoas físicas da região de Miguel Calmon e de Salvador.

O projeto É Dia de Feira Solidária é executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) para fomentar e apoiar a CooperFeira Novo Sabor – Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo