Avante

  /  Home Page   /  Tomate seco entrará no mix de produtos da CooperFeira Novo Sabor

Tomate seco entrará no mix de produtos da CooperFeira Novo Sabor

Tomate seco entrará no mix de produtos da CooperFeira Novo SaborA entrada do tomate seco no mix de produtos da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim foi uma proposta do projeto É Dia de Feira Solidária acatada por unanimidade pelos cooperados após apresentação do produto e das suas práticas de vendas seguida de degustação dos tomates secos.
Após o curso de produção das bolinhas de Jenipapo, a cooperativa se capacitou para produção de sequilhos e salgadinhos e agora inicia curso de alimentos desidratados, ministrado por Graça Wanderley, nutricionista do projeto. O curso abrange a desidratação de frutas e hortaliças e envolve, além de aulas com Graça, intercâmbios com os empreendimentos de economia solidária que já produzem esse tipo de alimento. O primeiro será o Sítio do Futuro, empreendimento de Miguel Calmon, que vai ensinar os cooperados da Novo Sabor a fazer tomate seco.
O Sítio do Futuro existe há mais de 5 anos e além de fazer o reflorestamento da Mata Ciliar de Miguel Calmon com plantas nativas beneficia alimentos e produz tomate seco, patê de berinjela, queijo coalho com ervas, molho pesto e doces da região. A produção é comercializada junto a pessoas físicas da região de Miguel Calmon e de Salvador.
O projeto É Dia de Feira Solidária é executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) para fomentar e apoiar a CooperFeira Novo Sabor – Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim.