Todos Juntos forma reeditores sociais na Bacia do Paramirim

 

Os desafios do combate ao trabalho infantil estão em debate na formação de reeditores sociais promovida pelo projeto Todos Juntos, da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, da Avante – Educação e Mobilização Social, nos municípios da Bacia do Paramirim (Botuporã, Érico Cardoso, Caturama, Tanque Novo e Paramirim). Uma capacitação aconteceu entre os dias 27 e 28 de maio e contou com a participação de aproximadamente 30 atores sociais do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) da infância e da adolescência. As atividades do projeto são realizadas em parceria com a Agenda Bahia de Trabalho Decente, da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

O Todos Juntos é um projeto que busca desenvolver ações que mobilizam e fortalecem as instituições que integram o SGD. Com este objetivo, irá qualificar a atuação dos diferentes atores sociais, especialmente agentes públicos das áreas de atendimento do Sistema (educação, assistência social e saúde), conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares, para que possam exercer com eficiência e eficácia suas funções, de modo a possibilitar uma ação articulada voltada para a construção de um território livre do trabalho infantil.

Os municípios de Boquira, Ibipitanga, Rio do Pires e Macaúbas também vivenciaram a formação, nos últimos dias 23 e 24, que mobilizou 30 atores sociais do SGD para o desenvolvimento de ações de combate à exploração do trabalho infantil. As capacitações sensibilizam os participantes a se comprometerem com a promoção de atividades formativas dentro da sua instituição de origem sobre as piores formas de trabalho infantil, bem como planejem ações articuladas com e entre estas instituições para prevenir e combater o problema. A partir de agora os municípios estabelecerão planos de ação articulados que envolverão diferentes esferas que atuam na garantia e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, numa perspectiva intersetorial e prática.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo