Todos Juntos encerra atividades no Território da Bacia do Paramirim

No próximo dia 19 de janeiro, a equipe de coordenação do projeto Todos Juntos, da Avante, embarca para os nove municípios do Território da Bacia do Paramirim, para cumprir as atividades relacionadas à  meta 3 – Atuação articulada dos atores sociais integrantes do SGD. O objetivo é  acompanhar e  assessorar as atividades de atuação articulada das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a construção coletiva de indicadores de avaliação.

As atividades previstas são reuniões com o comitê gestor do plano em cada um dos nove municípios e duas oficinas: uma em Boquira, com 15 a 20 representantes de famílias em situação de vulnerabilidade e com crianças que já passaram por trabalho infantil, e, a segunda, com crianças entre 10 e 12 anos, em Caturama, consideradas em “condição” de trabalho infantil. Durante essas atividades nos municípios, será elaborada a documentação da experiência através de filmagens e depoimentos dos atores sociais envolvidos, que resultará em um vídeo institucional.

José Humberto e Judite Dultra, consultores técnicos da linha de Formação para Mobilização e o Controle Social, da Avante serão os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades no Pólo Paramirim, que envolve os municípios de Paramirim, Caturama, Tanque Novo, Botuporã e Érico Cardoso. Já as consultoras, também da Avante, Sonia Bandeira e Gláucia Borja serão responsáveis pelo desenvolvimento das atividades no polo Macaúbas, que envolve os municípios de Macaúbas, Boquira, Ibipitanga e Rio do Pires.

“De abril de 2013 a janeiro de 2014, estes 9 municípios foram acompanhados pela equipe de coordenação do projeto,  por email e telefone e foi constatado que vários deles vem implementando ações previstas nos seus respectivos  Planos de Ação Articulada (PAAs), demonstrando compromisso e autonomia, que apontam para a sustentabilidade do projeto”, afirma Ana Luiza Buratto, coordenadora do Todos Juntos. “Registramos que FETIPA itinerante foi um forte estímulo aos municípios contemplados como Caturama e Boquira, que nos apresentaram grande mobilização expressa em várias atividades realizadas”, completa Ana Luiza.

Selecionado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o projeto Todos Juntos, contemplará a partir deste ano de 2014 o Território de Identidade de Itaparica (Bahia e Pernambuco) e o Território da Bacia do Rio Corrente (oeste da Bahia).

Todos Juntos

O Projeto Todos Juntos é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), que coordena a Agenda Bahia do Trabalho Decente, e a Avante – Educação e Mobilização Social, por meio da Linha de Formação para Mobilização e o Controle Social com as contrapartidas dos municípios envolvidos.

A iniciativa prevê o fortalecimento e a articulação das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), com vistas  a uma atuação mais efetiva na luta pela prevenção o trabalho infantil nos municípios do Território da Bacia do Paramirim.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo