Avante

  /  Home Page   /  Todos Juntos encerra atividades no Território da Bacia do Paramirim

Todos Juntos encerra atividades no Território da Bacia do Paramirim

Todos Juntos encerra atividades no Território da Bacia do ParamirimNo próximo dia 19 de janeiro, a equipe de coordenação do projeto Todos Juntos, da Avante, embarca para os nove municípios do Território da Bacia do Paramirim, para cumprir as atividades relacionadas à  meta 3 – Atuação articulada dos atores sociais integrantes do SGD. O objetivo é  acompanhar e  assessorar as atividades de atuação articulada das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a construção coletiva de indicadores de avaliação.
As atividades previstas são reuniões com o comitê gestor do plano em cada um dos nove municípios e duas oficinas: uma em Boquira, com 15 a 20 representantes de famílias em situação de vulnerabilidade e com crianças que já passaram por trabalho infantil, e, a segunda, com crianças entre 10 e 12 anos, em Caturama, consideradas em “condição” de trabalho infantil. Durante essas atividades nos municípios, será elaborada a documentação da experiência através de filmagens e depoimentos dos atores sociais envolvidos, que resultará em um vídeo institucional.
José Humberto e Judite Dultra, consultores técnicos da linha de Formação para Mobilização e o Controle Social, da Avante serão os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades no Pólo Paramirim, que envolve os municípios de Paramirim, Caturama, Tanque Novo, Botuporã e Érico Cardoso. Já as consultoras, também da Avante, Sonia Bandeira e Gláucia Borja serão responsáveis pelo desenvolvimento das atividades no polo Macaúbas, que envolve os municípios de Macaúbas, Boquira, Ibipitanga e Rio do Pires.
“De abril de 2013 a janeiro de 2014, estes 9 municípios foram acompanhados pela equipe de coordenação do projeto,  por email e telefone e foi constatado que vários deles vem implementando ações previstas nos seus respectivos  Planos de Ação Articulada (PAAs), demonstrando compromisso e autonomia, que apontam para a sustentabilidade do projeto”, afirma Ana Luiza Buratto, coordenadora do Todos Juntos. “Registramos que FETIPA itinerante foi um forte estímulo aos municípios contemplados como Caturama e Boquira, que nos apresentaram grande mobilização expressa em várias atividades realizadas”, completa Ana Luiza.
Selecionado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o projeto Todos Juntos, contemplará a partir deste ano de 2014 o Território de Identidade de Itaparica (Bahia e Pernambuco) e o Território da Bacia do Rio Corrente (oeste da Bahia).
Todos Juntos
O Projeto Todos Juntos é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), que coordena a Agenda Bahia do Trabalho Decente, e a Avante – Educação e Mobilização Social, por meio da Linha de Formação para Mobilização e o Controle Social com as contrapartidas dos municípios envolvidos.
A iniciativa prevê o fortalecimento e a articulação das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), com vistas  a uma atuação mais efetiva na luta pela prevenção o trabalho infantil nos municípios do Território da Bacia do Paramirim.