Tece e Acontece promove mudanças em Senhor do Bonfim

A Primeira Infância foi tema de Audiência Pública realizada em Senhor do Bonfim, na ultima segunda-feira, 21 (outubro). Promovida pela Casa dos Conselhos, o objetivo foi discutir ações voltadas à garantia de direitos deste público. A ideia da Audiência foi semeada durante a elaboração  do Plano de Ação Articulada (PAA) desenvolvido em 2012, durante os encontros de formação na primeira etapa do projeto Tece e Acontece , projeto da Linha de Formação para Mobilização Social, da Avante. Na ocasião, os conselheiros determinaram como uma das metas do PAA a melhoria, recuperação e adequação das praças e jardins da cidade para as crianças do município.

Adote um Parque Infantil

Já aprovado pelas autoridades de município, o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal Adote um Parque Infantil foi elaborado pelos conselheiros, executado por Edivaldo Correia, prefeito do município e apresentado durante a Audiência Publica. O objetivo do Projeto é incentivar pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria na oferta de locais de lazer para as crianças – espaços cada vez mais raros no município. A próxima etapa é encaminhar o Projeto para Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim para ser aprovado.

O projeto prevê participação das pessoas no programa através de doação de equipamentos, de realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação de parques infantis ou de outras ações que visem beneficiar o lazer voltado para a Primeira Infância nas praças, áreas verdes e espaços disponíveis da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.

O documento foi fruto de uma ação articulada entre cinco conselhos setoriais do município: Educação, Saúde e  Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Apesar de ter sido elaborado na formação do ano passado, o PAA só pôde ser executado este ano. “Afinal, não se pode esquecer que a metodologia dos PAAs implica em processos de mudança de atitude, de padrões culturais e de percepção do sentido real do exercício da cidadania, no qual estão envolvidos diferentes atores sociais”. relata Ana Luiza Buratto, coordenadora do projeto Tece e Acontece.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo