Avante

  /  AZUL   /  Sistema de Monitoramento Nossa Rede Educação Infantil possibilita gestão estratégica do segmento

Sistema de Monitoramento Nossa Rede Educação Infantil possibilita gestão estratégica do segmento

Sistema de Monitoramento Nossa Rede Educacao Infantil possibilita gestao estrategica do segmento
Em funcionamento há dois meses, o Sistema de Monitoramento Nossa Rede Educação Infantil consiste em uma importante estratégia da gestão municipal para a melhoria da qualidade do atendimento da Educação Infantil, possibilitando identificar potencialidades no atendimento e agilizar a identificação de demandas e a tomada de decisão. Para reiterar a relevância dessa estratégia, um encontro reuniu na última quinta-feira (14) representantes da Avante – Educação e Mobilização Social e da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED) com os gerentes regionais de educação e coordenadores pedagógicos, na sede da secretaria.
Com apoio de uma plataforma web, o Sistema faz parte do programa Nossa Rede Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. Elaborado a partir das especificidades da Rede Municipal de Salvador, trata-se de um sistema inovador que visa contribuir para promover uma avaliação da qualidade do atendimento prestado nas instituições de Educação Infantil.
Saiba como funciona
Agilidade administrativa
Segundo a secretária municipal de Educação, Joelice Braga, o Sistema de Monitoramento é um ponto alto do programa Nossa Rede Educação Infantil – um conjunto de estratégias que, juntas, dão suporte para que a Educação Infantil tenha melhor acompanhamento e mais qualidade. “O Sistema é peça fundamental para a concretização de uma grande política de Educação Infantil porque vai nos trazer muitos elementos, alguns já conhecidos, outros não, que vai nos levar a propor estratégias de solução dos problemas da forma mais célere possível.”
Com o sistema, todos os entes da Rede Municipal de Educação Infantil se tornam mais cientes dos fatores pelos quais são responsáveis e da necessidade de articulação que devem manter entre si, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de monitoramento e avaliação. “Vai ser mais fácil visualizar um problema, resolver esse problema ou dar um apoio em algo que a escola esteja necessitando. Mesmo as questões que são de responsabilidade exclusiva da escola, a gente vai ter acesso ao plano de ações e, enquanto Regional, poderemos ofertar algum tipo de apoio nas ações deles para que concretizem mais rapidamente, com mais sucesso”, explica a coordenadora pedagógica regional de Pirajá, Suzana Dória.
Em consonância com as políticas nacionais
Sintonizado com as políticas nacionais, o Sistema de Monitoramento do Nossa Rede Educação Infantil é uma das linhas de ação da política municipal para a Educação Infantil. Adaptado à realidade da Rede Municipal de Salvador, baseou-se nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (INDIQUE), instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação (MEC), Ação Educativa, Fundação Orsa, UNDIME e UNICEF, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.