logo_Prancheta 45

Seminário dá início a segunda etapa de capacitação do Tece e Acontece

 
Boas práticas e a articulação com a Rede Estadual Primeira Infância da Bahia é tema do Seminário de Formação da segunda etapa do Projeto Tece e Acontece, da Linha de Mobilização e controle Social, da Avante – Educação e Mobilização Social. O evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto, na Associação Cultural Hispano-Galega: Caballeros de Santiago, em Salvador. O Seminário dá a partida a ações formativas voltadas para cerca de 70 conselheiros com o intuito de promover atividades integradas e articuladas entre os conselhos setoriais – de Educação, Saúde, Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar – com foco na promoção do direito à educação infantil.

A primeira etapa do evento, nos dias 27 e 28, conta com a presença dos 30 conselheiros de Bom Jesus da Lapa, Tucano e Barra do Choça, municípios que passam a integrar o projeto este ano. E a segunda, nos dias 29 e 30, com os conselheiros dos municípios de Irará, Candeias, Cardeal da Silva, Antônio Cardoso e Bom Jesus da Lapa. Estes são os profissionais que participaram da formação em 2012 e serão responsáveis por disseminar para o novo grupo as boas práticas realizadas em seus municípios.

Durante o seminário será apresentada aos conselheiros a proposta do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) e da Rede Estadual Primeira Infância, quando serão convidados a participar da rede.  Como uma forma de promover o fortalecimento de suas ações, o Seminário se configura também como um momento estratégico para debater as possibilidades de articulação entre os conselhos. A programação também inclui a construção coletiva de conceitos importantes como representatividade, legitimidade e autonomia. O Seminário acontecerá também em Senhor do Bomfim, entre os dias 10 e 13 de setembro, e, em Eunápolis, entre 24 e 27 do mesmo mês.

O Tece e Acontece teve inicio em 2012 com base na pesquisa “O olhar dos Conselhos sobre a Educação Infantil” que objetivou captar, analisar e sistematizar os olhares dos Conselhos Municipais de Educação e o da sociedade civil sobre a situação da Educação Infantil. O diagnóstico evidenciou a necessidade de fortalecer a promoção do direito à educação infantil bem como o controle social em relação à aplicação dos recursos nessa etapa da educação.

No mês de julho, o projeto realizou com a equipe técnica as primeiras visitas aos municípios para reconhecimento da realidade local com as novas gestões municipais e para uma nova mobilização dos conselheiros municipais, além do registro da atual situação dos equipamentos de educação infantil dos municípios.

Serviço:

O que: Seminário de Formação: Boas práticas e a articulação com a Rede Estadual Primeira Infância da Bahia
 
Quando: 27,28 e 29, das 8h às 17h e 30 de agosto, das 8h às 13h
 
Onde: Associação Cultural Hispano-Galega – Caballeros de Santiago, em Salvador.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo