Seminário com pesquisadores do GT de Educação Infantil debateu estudos e propostas para a área

Pesquisadores participaram, entre os dias 6 e 7 de agosto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), do “Seminário Internacional Avaliação de Contexto na Educação Infantil: perspectiva formativa e proposições”. Ao final os participantes aprovaram uma moção de apoio a Publicação da Portaria que Institui a ANEI – Avaliação Nacional da Educação Infantil, apresentada pelo INEP no encontro. A portaria agora aguarda efetivação do MEC.

O Seminário – organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil –Nepie / UFPR, tendo como coordenadoras as professoras Gizele de Souza, Catarina Moro e Angela Coutinho – foi momento de divulgação de resultados da pesquisa “Formação da Rede de Infantil: avaliação de contexto” desenvolvida em parceria entre a UFPR e a UFRJ (professoras Daniela Guimarães e Patricia Corsino), UFMG (professoras Vanessa Neves e Maria Inês Goulart), Udesc (professoras Geysa Abreu e Julice Dias), MEC e pesquisadoras Anna Bondioli e Donatella Savio da Universidade de Pavia/ Itália.

A pesquisa dedicou-se ao desenvolvimento de metodologia de avaliação de contexto da educação infantil em uma perspectiva formativa e participativa. Durante o evento os participantes puderam acompanhar e discutir as contribuições da equipe do projeto para a política nacional de avaliação de educação infantil. O Inep também apresentou o desenho geral da ANEI – Avaliação Nacional da Educação Infantil, processo de avaliação que foi pactuado com as entidades da área de educação infantil e que deverá privilegiar “a realização de diagnósticos sobre as condições de oferta da educação infantil pelos sistemas de ensino no Brasil, aferindo a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores contextuais relevantes”.

Os pesquisadores destacaram a relevância do INEP assumir, nos termos do PNE 2014, uma perspectiva de avaliação que supere a ênfase excessiva nos resultados finais dos estudantes em provas padronizadas para construir processos de avaliação que subsidiem o diagnóstico da política educacional. A ANPEd foi representada na abertura do Seminário pela coordenadora do GT de Educação Infantil, Ivone Garcia Barbosa, e na mesa de encerramento por Andrea Barbosa Gouveia, como integrante da atual diretoria da Associação.

Fonte: ANPED

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