Roda Gigante no calendário em Defesa das Crianças e Adolescentes

O Movimento Roda Gigante marcou presença na divulgação do Calendário em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Salvador, realizada na segunda-feira, 1 de outubro, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. São 19 ações, das quais nove têm participação do movimento. No evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Oliva, além de representar o movimento Roda Gigante e a Avante- Educação e Mobilização Social, fez às vezes de animadora de platéia, formado, em sua maioria, por crianças. Os cerca de 30 meninos e meninas de escolas públicas falaram, ouviram e brincaram.  O movimento integra a Rede Nacional Primeira Infância, cuja secretaria executiva para o biênio 2011/2013 está sob responsabilidade da Avante.
As crianças abriram o evento com um belo jogral no qual expuseram a importância da leitura em suas vidas. Depois, um recital, também a cargo das crianças, encheu de poesia o auditório da Câmara Municipal.  Para Ana Oliva, a presença das crianças no evento já se constituiu em uma ação interessante e diferente. “Trazê-las é uma ação que segue a linha da democracia, ao dar a eles o direito de participar e interagir em um espaço onde acontecem proposições e controle de políticas públicas”, apontou.
Para Renildo Barbosa, vice-presidente do CMDCA, o calendário vem para ocupar um vazio deixado pelo estado.  “São ações que atendem a carências tanto na área de saúde, como de educação, brincadeiras e cultura. As organizações buscam ocupar os espaços deixados pelo poder público, que ainda não assumiu a causa dos direitos das crianças e dos adolescentes como prioridade”, ressaltou
Estavam presentes, entre outras entidades, o Projeto Axé, o Instituto Família, Casa do Sol, Lar Fabiano de Cristo, a Biblioteca Comunitária Paulo Freire e o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Entre os bairros representados estavam Cajazeira, Mata Escura, Calabetão, Plataforma, Auto dos Coutos, Pelourinho e Pau Miúdo. Maiores informação sobre as ações do mês das crianças, que serão realizadas em diversos bairros de Salvador, ligar para: 9973-9148/87678219 (Renildo).
Por: Carlos Vianna Junior

 Assistente de comunicação da RNPI
 da secretaria Executiva Avante.

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo