RNPI solicita a senadores manutenção do texto da META 5

A Rede Nacional Primeira Infância elaborou uma carta para os senadores brasileiros solicitando uma conversa sobre o Projeto de Lei que aprova o Plano Nacional de  Educação, mas particularmente sobre a Meta 5, que trata da alfabetização.

Apesar de ser um tema pontual e específico, essa Meta tem uma grande relevância para a educação brasileira, pois pretende resolver o entrave histórico do acesso à leitura e à escrita de imenso contingente de crianças. A alteração que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) fez na redação desta Meta gera implicações profundas, conceitual e metodológica e, potencialmente, efeito prejudicial sobre a pedagogia da educação infantil.

Na  Carta, a RNPI expõe as razões da proposta da Rede para que a  Comissão de Educação do Senado não acate a mudança feita pela CAE e faça retornar a redação dada pela Comissão Especial da  Câmara dos Deputados, uma vez que ela é fiel à concepção de alfabetização do Ministério de Educação e Cultura (MEC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), do Movimento Todos pela Educação, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Rede Nacional Primeira Infância.

Carta da RNPI – Meta 5

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo