RNPI lança carta aberta pela garantia do direito ao brincar nos hospitais

Quem já teve a oportunidade de acompanhar uma criança em um ambiente de internação, seja ele público ou privado, consegue imaginar a necessidade crescente, com o passar dos dias de reclusão, de oportunizar o brincar para um melhor resultado do tratamento. A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), por meio do GT do Brincar, lança carta aberta as seus integrantes e a todos que militam pela garantia desse direito, tão relevante para o desenvolvimento das crianças, solicitando apoio, em audiência pública no Congresso Nacional, na discussão sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas em unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internamento.

Na carta, a Rede cita alguns pontos que considera relevantes para o debate. Entre eles, além da garantia de uma brinquedoteca, também de um profissional que atue para a criação das melhores condições para um brincar de qualidade – o brinquedista. A Rede também ressalta a importância de capacitar os fiscais da vigilância sanitária no sentido de terem condições de avaliar as brinquedotecas desses ambientes de acordo com sua função e seus objetivos.

A audiência pública ainda não possui uma data marcada para acontecer. Mas fica o alerta para a necessidade de ocupar esse espaço de discussão e de mobilização da sociedade pela garantia dos direitos da infância. Na carta, o GT do Brincar se compromete a notificar todas as parceiras quando a audiência for marcada.

Leia carta na íntegra

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo