RNPI elabora mapeamento sobre obesidade na Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) elaborou um relatório com dados sobre a obesidade na Primeira Infância. O Relatório Mapeamento Obesidade na Primeira Infância traz informações sobre o problema nessa fase da vida e alerta para os impactos na saúde como: estresse, hipertensão, problemas no coração e, sobretudo, limitações em relação ao brincar, correr, pular, em fim, ser criança. A realidade, antes relacionada às crianças de outras culturas, em especial à cultura norte americana, tornou-se foco de atenção dos brasileiros.

A proposta do trabalho foi compilar dados e informações referentes à faixa etária de zero a seis anos, e, tomando-os como base, recomendar e propor planos de ação sobre a temática. “Espera-se que estas recomendações possam ser disseminadas para diferentes instâncias a fim de fomentar ações de cidadania para crianças de até seis anos de idade pela Rede Nacional Primeira Infância”, conforme descrito na justificativa da abordagem temática.

O material está inserido na Ação Finalística Criança com Saúde, do Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI) e, além dos impactos na saúde, traz informações sobre critérios para diagnóstico, programas, projetos, ações e/ou políticas públicas em execução relacionados ao assunto, uma lista de instituições e leis normativas relacionadas ao tema. A Avante Indica a leitura do documento por considerá-lo uma publicação que traz elementos de interesse da sociedade em geral, em especial pais, urbanistas e planejadores do espaço público e meios de comunicação que têm enfrentado o desafio de abordar o tema sob a perspectiva da realidade brasileira.

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, complexa e de etiologia multifatorial. A importância dessa condição na infância se dá pela complexidade do tratamento e da elevada possibilidade de persistência deste quadro na vida adulta, além de sua associação a outras doenças não transmissíveis, em idades precoces.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo