Relação entre a saúde e o brincar é tema de seminário em São Paulo

Relação entre a saúde e o brincar é tema de seminário em São PauloFonte: Instituto C&A
São Paulo (SP) – A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realiza, no dia 13 de setembro, em São Paulo, o seminário “O brincar na promoção da saúde integral da criança”. A iniciativa busca divulgar a importância do brincar na formação da criança, enfocando sua saúde integral, e promover a concretização do Estatuto da Criança e do Adolescente, com base nas ações finalísticas do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI). O direito de brincar é explicitado na ação finalística 6 do PNPI, que trata “do direito de brincar ao brincar de todas as crianças”.

O PNPI foi elaborado pela RNPI em 2010. O documento – que visa orientar, até 2022, a ação do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança de até 6 anos de idade – é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (Conanda) como um plano político e técnico. A RNPI é composta por 156 instituições, incluindo organizações sociais, entes dos setores público e privado, redes de organizações e organismos multilaterais que atuam na promoção e na defesa dos direitos da primeira infância. O Instituto C&A é uma das organizações que integram a rede.

O seminário que a RNPI promove em setembro é voltado a representantes da sociedade civil, de Conselhos Tutelares e de Direitos, gestores municipais e estaduais, profissionais das áreas da saúde da infância, educação, cultura, habitação, meio ambiente e assistência social, pesquisadores e estudantes.
A proposta do encontro é promover um debate sobre o marco legal em relação ao direito de brincar e as condições necessárias para a sua efetivação, compartilhar experiências e estabelecer conexões entre o direito de brincar e a saúde integral da criança e evidenciar os aspectos positivos do brincar relativamente à cultura de paz e à prevenção da violência.

programação do evento inclui quatro mesas de debate: “A criança e o seu brincar – o desenvolvimento das competências”, “Brincar para a saúde integral da criança”, “A brinquedoteca hospitalar – legislação e realidade” e “Brincar na prevenção da violência”.

Entre os palestrantes estão a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP); Adriana Friedmann, pedagoga, antropóloga e especialista no tema do brincar; Lino de Macedo, livre docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador no Hospital Infantil Sabará; Marisol Sendim, pediatra e psicanalista pela Faculdade de Medicina da USP; e Roselene Crepaldi, mestre e doutora em Educação pela USP e conselheira da ONG Aliança pela Infância.

O evento será realizado no Hotel Maksoud Plaza, que fica na Alameda Campinas, 150, no bairro Jardim Paulista.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 5 de setembro pelo link
Mais informações pelo link

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo