Grãos – Cultivando em parceria para colher autonomia I e II

O Projeto Grãos visou ao fomento e à criação de 4 grupos produtivos nas comunidades do Calabar, Alto das Pombas e Roça da Sabina. Para tanto, na fase I, foram qualificadas 250 pessoas nas áreas de alimentação, costura, elétrica predial e paisagismo. Ao longo desta fase, os beneficiários também discutiram conceitos e ideias sobre economia solidária, associativismo e cooperativismo, foram acompanhados por psicólogos e participaram de grupos de família que apoiavam as demandas individuais e coletivas com foco na construção da história de cada indivíduo.

Ao final desta fase todos os grupos produtivos tinham produzido coletivamente um estudo de viabilidade econômica dos empreendimentos – construção importante para a sustentabilidade dos grupos. Como resultado desta iniciativa, foram criadas duas cooperativas: a Cooperativa Pedacinhos de Sabor (COOPS) e a Cooperativa Costurando Ideias (COOPERCID). A fase II do Projeto Grãos teve como objetivo fortalecer estes grupos produtivos que se firmaram a partir do fomento realizado na fase I.

Período: 2009/2011 2008/2006
Local: Calabar e Alto das Pombas
Perfil do Público: (Fase I) jovens e seus familiares, moradores das comunidades do Calabar e Alto das Pombas. (Fase II) mulheres integrantes da COOPS e da COOPERCID e moradoras das comunidades do Calabar e Alto das Pombas.
Parceiros: Instituto Walmart, Sociedade Beneficente e Recreativa do Calabar (SBRC).

Pular para o conteúdo