Prodei avança na construção da plataforma de monitoramento

O Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (Prodei) avança em sua terceira linha de atuação: a construção da plataforma de monitoramento da qualidade do atendimento à Educação Infantil no município de Salvador. Para tanto, foi realizada uma reunião entre consultoras da Avante e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) no início de maio, na sede da Avante.

Rita Margarete, consultora associada da Avante e coordenadora do PRODEI neste processo de elaboração, explicou durante a reunião que “a plataforma será uma ferramenta que se articula com outras que já existem na rede, em termos de tecnologia de comunicação”. Além disso, o conteúdo técnico terá como base os Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (Indique) – um sistema já em uso em diversas instituições do país, elaborado em 2009 sob a coordenação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), UNICEF, Ação Educativa, Fundação Orsa e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIDIME), em diálogo contínuo com organizações da sociedade civil e da Academia.

De acordo com a consultora associada da Avante, Monica Samia, também coordenadora do PRODEI, o Indique  será a base para a construção da plataforma, que acolherá as expectativas e necessidades das instituições de ensino, dos gestores regionais e da Smed, com uma proposta que vai além de uma ferramenta de avaliação. “A ideia é um monitoramento que pressupõe a coleta de dados, mas também um apoio na tomada de decisões, o que torna a plataforma uma tecnologia de gestão estratégica”, explica.

O Prodei é um programa da Prefeitura de Salvador que conta com a parceria técnica da Avante – Educação e Mobilização Social. O Programa é composto de três linhas distintas e complementares: a produção de material, a formação de profissionais e a construção da plataforma de monitoramento. O Prodei abrangerá cerca de 276 instituições da rede que ofertam Educação Infantil­ e mais de 20 mil crianças.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo