Primeira reunião mensal com adolescentes mobilizadores conta com presença de familiares

Aconteceu, no sábado, 22 de agosto, o primeiro de uma série de encontros mensais que farão parte da formação continuada dos adolescentes selecionados pelo projeto Vozes da Cidade: crianças e adolescentes participando da construção de Salvador. Nesse primeiro encontro, para fortalecer os laços entre o projeto e seus integrantes adolescentes, foram convidados, seus familiares e responsáveis.

“Aproveitamos a oportunidade para apresentar o projeto aos familiares e responsáveis e todo o processo de formação e mobilização para participação cidadã dos adolescentes que acontecerá ao longo desses próximos meses. Além disso, os convidamos para esse processo de parceria tão essencial para o fortalecimento de vínculo e convivência familiar com os adolescentes, bem como com potenciais parceiros do projeto em suas próprias comunidades”, ressaltou José Humberto Silva, consultor associado da Avante – Educação e Mobilização Social e coordenador do Vozes da Cidade.

José Humberto reiterou que, durante os cinco meses de formação, os adolescentes participarão de todo um processo teórico e prático supervisionado por coordenadores. “Ou seja, eles estudam, planejam ações e, junto com adultos, mobilizam outros adolescentes que estão sendo escutados em toda cidade”, explicou. Em apoio ao projeto, os familiares presentes no auditório da Ação Social Arquidiocesana (ASA), no Garcia, assinaram um termo de autorização de participação dos adolescentes na formação.

Família

“Agora eu não só apoio o Vozes da Cidade, que é realmente um projeto muito importante, como também apoio ainda mais a participação de minha filha. Acho que ela está tendo a chance de obter um conhecimento que não encontraria em outro lugar. Algo que lhe fará crescer como pessoa”, disse Valdeir Souza Gonçalves, mãe de Bruna Suelen, 14 anos, umas das 30 adolescentes mobilizadoras que integram o projeto.

Para Ana Cristina de Paula conhecer mais de perto o projeto que seu filho Alan Henrique faz parte, foi uma alegria. “É uma proposta muito boa e o fato do Unicef estar presente nos faz crer que teremos os resultados esperados”, disse. De imediato, no entanto, ela já vislumbra boas repercussões, ao menos em seu filho. “Ele está podendo ter uma visão muito mais ampla dos problemas nos quais está inserido. Com isso, acredito que ele valorize mais o que tem, levando-o a um amadurecimento, tornando-o um homem”, acrescentou.

Vozes da Cidade: crianças e adolescentes participando da construção de Salvador é um projeto inscrito na iniciativa do UNICEF – Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que está acontecendo em mais sete capitais do país. Tendo a Avante-Educação e Mobilização Social como parceira técnica local, o projeto é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Salvador, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do UNICEF, e conta ainda com a Coelba como parceiro institucional.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo