Primeira Infância Cidadã tece redes no Amazonas

Avante segue suas andanças pela primeira infância e, mais uma vez, a experiência se dá ao norte do país – na Amazônia, por meio de apoio e participação no curso: Criação, gestão e funcionamento de Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Proposto e articulado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com o apoio financeiro da Avante – Educação e Mobilização Social, mediante projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, o evento teve por objetivo apoiar gestores municipais na criação de Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, bem como do Fundo da Infância e Adolescência local.

Estiveram presentes à atividade, que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, representantes de 08 municípios (Manaus, Tefé, Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão, Eirunepé, Maués, Novo Aripuanã). O Curso teve 15 horas de duração, divididas em 02 módulos e foi realizado por um especialista na área, indicado pela FAS. Ana Luiza Buratto, consultora da Avante e assessora técnica do PIC, foi convidada a acompanhar a atividade por sua experiência já consolidada em formação de conselhos focada na primeira infância por meio de sua atuação na coordenação do projeto Tece e Acontece, entre outras ações,. “Foi muito interessante acompanhar o desenvolvimento do curso, e poder perceber e captar o nível de informação e de conhecimentos dos agentes público e conselheiros dos diversos municípios  presentes,comenta Ana Luiza.

O momento foi também propício para articulações. A Avante reuniu-se  na ocasião com Mauro Cristo, Técnico em Desenvolvimento Local no Amazonas pelo PIC. No encontro foi possível conversar sobre o projeto, suas metas e desafios e fazer alinhamentos sobre os possíveis municípios a serem mobilizados, visando a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), além de organizar prazos orientadores para desenvolvimento do trabalho do projeto Primeira Infância Cidadã, neste estado.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo